A guarnição do ASU-299 foi acionada para afogamento em água doce, localidade conhecida como Lagoa do Jacaré, em Balneário Rincão, no início da tarde destae sábado.
Ao chegar no local já havia populares e bombeiros voluntários realizando buscas, a guarnição do ASU-299 se somou a equipe de buscas e no terceiro mergulho em apnéia localizou a vítima, um homem de 28 anos, foi retirada da água em grau 6 de afogamento (com parada cardiorespiratória) após aproximadamente 25 min submerso.
Depois de retirar a vítima da água a mesma foi entregue a equipe médica do Serviço Aeropolicial – SAER que deu início ao protocolo de ressuscitação cardio pulmonar. As equipes atuaram em conjunto por aproximadamente 30 minutos, até que o médico do SAER constatou o óbito.
A cena ficou aos cuidados da Polícia Militar e Bombeiros Voluntários que permaneceram no local aguardando a chegada do IM.