Nesta quarta-feira, 400 dias após nascer, a bebê Ana Lara recebeu teve alta do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), em Criciúma, e foi para casa.
Ana nasceu em 24 de dezembro de 2024, véspera de Natal, às 20h40min. Com 35 semanas e um dia de gestação e 3,1 quilos, logo foi diagnosticada com síndrome do intestino curto. Não pode ficar nem uma hora nos braços da mamãe e foi encaminhada para a UTI neonatal do hospital.
No dia 28 de dezembro fez a primeira cirurgia; em 5 de fevereiro, a segunda; em 13 de março, a terceira e assim seguiu seu tratamento dia a dia sob os olhares atentos e dedicados da equipe do Hmisc. E da preocupação da mamãe Ana Luiza da Silva Mendes, incansável, sempre em volta da filhota.
Lara passou pela UTI neonatal e UTI pediátrica, assim como pela pediatria, clínica e e centro cirúrgico. Dependia de alimentação especial (nutrição parenteral total), mas cresceu e se fortaleceu dentro do hospital. “Cada etapa vencida foi fortalecendo o vínculo entre paciente, família e equipe, reafirmando a importância da tecnologia, do cuidado humanizado e do trabalho multiprofissional”, destacou a psicóloga Amanda dos Santos de Souza, que acompanhou a paciente e a família.

O aniversário de um ano, em dezembro passado, foi comemorado no hospital junto com a mana Júlia, o irmão Samuel e a equipe do hospital. Teve bolo, docinhos e muitos balões cor-de-rosa. E uma evolução impressionante diante de tantos desafios.
Só a gargalhada aberta já revelava a saúde da menina. “Meu milagre”, como define a mamãe, de 22 anos e moradora do Bairro Monte Castelo, em Criciúma. “Não daria nada para você voltar a ser recém-nascida, quando você sofreu muito. Agora você está na sua melhor fase”, comemora a mãe, vendo Lara brincando, tentando ficar em pé e sorrindo.
Nesta quarta-feira finalmente chegou o grande dia da alta da Lara. Foi um dia de muita celebração, emoção e felicidade para todos, depois de mais de 13 meses consecutivos de vitórias.
“Que alegria te ver indo para casa, neném. Que vocês sejam felizes, mamãe Ana Mendes, e que a Ana Lara tenha muita saúde para explorar o novo mundo que começa hoje”, desejou a pediatra e neonatologista Paola Fialho Perondi, que acompanhou o bebê desde os primeiros dias.
Colaboração e fotos: Comunicação HMISC

















