A primeira etapa da categoria Sprint terá uma homenagem especial dentro da pista mais famosa do Brasil
Vice-campeão da categoria Endurance Rookie no ano passado, o piloto André Gaidzinski estreia na Porsche Cup 2023 neste sábado e domingo (4 e 5/3). A primeira etapa da categoria Sprint terá uma homenagem especial dentro da pista mais famosa do Brasil: o catarinense conduzirá no autódromo de Interlagos (SP) um carro 100% rosa, como forma de lembrar sua história e agradecer a mulheres importantes na trajetória do automobilismo mundial.
Na prova deste fim de semana Gaidzinski disputa a classe Sport da Sprint Challenge. “Estou com uma excelente expectativa para esta etapa”, pontua o piloto, que teve em 2022 a sua melhor performance na Porsche Cup. Além do vice-campeonato na categoria Endurance Rookie, ele fechou o ano em terceiro lugar na Sport da Porsche Cup Endurance Sprint Challenge. E ainda levou o sexto lugar no ranking da temporada da Porsche Cup Challenge Sprint. “Eu estou indo para esta primeira etapa para vencer, me sinto preparado para vencer”, complementa o piloto.
Gaidzinski tem evoluído a cada ano, com foco em estratégia, domínio do carro e dos traçados e consistência do trabalho em equipe. Os bastidores do trabalho de pista são realizados por uma equipe de mecânicos e pela coach e Chefe de Equipe, Cintia Pieri. Eles avaliam minuciosamente cada performance do atleta nos treinos e nas competições, utilizando também a tecnologia da telemetria.
Os resultados são observados a cada temporada e só em 2022 foram 15 pódios conquistados, no Campeonato Sprint e Endurance. “Foram 15 troféus que trouxemos para Santa Catarina, que agregam ao cenário esportivo do nosso Estado e nos motivam a buscar ainda mais conquistas em 2023”, ressalta o piloto.
Homenagem
Uma das mulheres que Gaidzinski pretende homenagear na corrida é a francesa Léa Lemoine, que fez história em um período em que as corridas eram apenas para homens, em 1897. Ela e mais sete mulheres resolveram se inscrever em uma corrida em Paris e Léa acabou a disputa como vencedora, em um triciclo motorizado, abrindo caminho para que mais mulheres participassem de corridas ao redor do mundo. Após esta corrida, as oito mulheres passaram a competir em outros eventos automobilísticos na Europa, incentivando mais mulheres a participarem.
“Foi inovador para o período e serviu de inspiração para muitas mulheres, por isso relembro esta história e homenageio também todas as mulheres que compõem a Porsche Cup Brasil, das engenheiras mecânicas às gestoras, incluindo a minha chefe de equipe, Cintia Pieri e a minha mãe, irmã e filha, que me incentivam todos os dias a buscar o meu melhor dentro e fora das pistas”, destaca Gaidzinski.
A primeira das seis etapas de Sprint da temporada terá início no sábado, às 9h15, e prosseguirá no domingo à tarde. Como no ano passado, as etapas têm rodadas duplas, normalmente com uma corrida de cada categoria no sábado e outra no domingo.
PORSCHE CUP BRASIL – 1ª etapa
Sábado, 4 de março
09:15 – 09:27 – Quali 1 – Challenge e Sport – Sprint Challenge
09:32 – 09:42 – Quali Top10 – Sprint Challenge
14:41 – 15:09 – Corrida 1 – Sprint Challenge
Domingo, 5 de março
15:16 – 15:44 – Corrida 2 – Sprint Challenge