terça-feira, 29 abril, 2025
Ultimas noticias

Viadutos de Içara seguem na escuridão

Há anos os moradores de Içara reclamam da falta de iluminação nos viadutos localizados na BR-101. Diversos encontros, inclusive, já foram realizados para tratar sobre o assunto. Mas o problema parece não ter sido resolvido. O vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), solicita agora uma nova reunião para cobrar dos órgãos públicos soluções imediatas, já que se trata de um problema de segurança pública. O encontro está marcado para o próximo dia 3, às 17h, no Plenário da Câmara Municipal, e deve contar com as presenças do prefeito e vice da cidade, do secretário de Finanças, do engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e dos vereadores.

“Solicitei novamente, através de requerimento, o envio de expediente convidando as lideranças para debater mais uma vez a responsabilidade da iluminação pública em todos os viadutos da BR-101 que compreendem o nosso município. Essa luta por melhores condições nos viadutos já é antiga e se estende desde 2009. Em 2011 nós chegamos a fazer uma reunião para discutir esse assunto, mas nada foi feito. Depois tivemos outro encontro em 2013 e também não obtivemos êxito. Então acho que está mais do que na hora de resolvermos essa situação”, explica o vereador.

Os viadutos, segundo Polakinho, estão localizados nas comunidades de Esplanada, Esperança, Vila Nova, Barracão, Poço Oito e Quarta Linha. “Acontece que este é um problema que podemos chamar até de falta de organização. Porque quando contatamos o Dnit, eles alegam que a responsabilidade da iluminação pública é da prefeitura. Quando contatamos a prefeitura, eles afirmam que a responsabilidade é do Dnit. Então não se sabe ao certo que tem que fazer essa manutenção. E acho que precisamos entrar num acordo, quem sabe um órgão fique responsável por três viadutos e o outro pelo restante. O que não dá é ficar como está”, afirma.

De acordo com o vereador, a prefeitura chegou a fazer ligações em alguns pontos. Contudo, não são suficientes já que os viadutos precisam estar iluminados por inteiro. “Em todos os viadutos, as pessoas descem do ônibus em cima para passar por debaixo deles. Acontece que nesse trajeto, não há iluminação e isso coloca em risco a segurança dos moradores. Além de precisar dessa iluminação embaixo que muitos não têm, precisamos também em cima, no trajeto feito pelas pessoas”, pontua Polakinho.

Para o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, uma reunião sobre o assunto é importante e irá esclarecer de fato de quem é a responsabilidade por esse trabalho. “Nós fizemos a iluminação de três viadutos por nossa conta. Que foram nas comunidades de Esplanada, Esperança e Barracão. Mas, até onde eu saiba, a iluminação pública dos viadutos fica sob os cuidados do Dnit. Fizemos e pagamos por esses porque sabemos que existe esse problema de segurança”, ressalta.

Ainda segundo o chefe do Executivo, a situação é sim preocupante e deve ser resolvida. “Nos preocupa claro, e o vereador tem razão quando diz que os moradores estão inseguros nesse trajeto da descida do ônibus até a parte iluminada. Por esse motivo, mesmo ainda não tendo recebido o oficio, afirmo que estaremos presentes nessa reunião para quem sabe acharmos uma solução e resolver esse problema da melhor forma possível”, completa.

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis