Infelizmente, um campeonato que tinha de tudo para dar certo, começou a ter vergonheira na reta final. Infelizmente este é mais um ano que estamos vendo o nosso Campeonato Içarense ficar na boca do povo de forma negativa. Infelizmente chegou a final e nós não sabemos quando acontecerá. Infelizmente, nem clubes finalistas e organização chegam a um consenso. Infelizmente, nenhum dos lados envolvidos cede. E infelizmente é mais uma edição a se lamentar.
Pela tabela, a final deveria ter acontecido no último dia 19. Entretanto, a pedido dos times, foi antecipado para o sábado. O motivo até hoje não concordo: a Larm faria jogos no domingo. Bem, acabou chovendo e de qualquer forma a final não daria para ser realizada. Em Içara infelizmente não temos campo que suportem o mau tempo.
Bem, com isso, existia a possibilidade para que a decisão acontecesse nesse sábado, mas novamente os clubes não aceitaram porque tinha jogos da Larm. Infelizmente, esse é o reflexo de não dar valor aos atletas da casa. Vejam bem: se dessem valor aos atletas da casa, não enfrentariam esse problema e nem preciso afirmar quais seriam as demais vantagens, pois todo mundo sabe, só que não querem enxergar.
Já neste domingo, não foi possível porque havia eleição e a Polícia Militar recomendou, podendo acionar o Ministério Público (MP), que a final não fosse realizada. Bem, desta vez foi a Fundação Municipal de Esportes (FME) que bateu o pé. Os clubes sugeriram colocar seguranças particulares, mas a organização recuou dessa possibilidade para não correr o risco de ter problemas com o MP.
Para o próximo fim de semana, novamente não será possível. Infelizmente. No sábado, dia 1º, há essa bendita Larm e ao que tudo indica os dirigentes dos clubes do Içarense dão mais valor à Larm do que ao Municipal. Já no domingo, dia 2, fica inviável devido à celebração de Finados e esta foi a tecla batida pela FME, embora os clubes quisessem.
A alternativa então ficou apenas para o fim de semana dos dias 8 e 9 de novembro. Mas novamente dependerá da Larm. Na data em que não houver jogos do Regional, então se disputa a tão esperada final do Içarense. Veja bem: a final acontecerá quase um mês depois da definição dos finalistas, que foi no último dia 12.
Porém…..
Ok, até aí tudo bem. Mas tem um porém. E se chover no fim de semana dos dias 8 e 9? Bem, aí haverá outra tremenda novela. Isso porque no dia 15 e 16 de novembro acontece o Estadual de Amadores, em Florianópolis, com a participação de diversos atletas da região. Será que os clubes irão aceitar jogar no mesmo fim de semana que o Estadual?
Bem, vamos supor que não aceitem, como deram a entender em reunião realizada na última semana na FME. Então passaria para o fim de semana dos dias 22 e 23 de novembro, mas há um novo porém. Acontece o Campeonato Sul Brasileiro de Amadores, em Nova Veneza, o que envolverá ainda muito mais atletas.
Desta forma, a final ficaria para o dia 29 ou 30. Ou seja, praticamente para o mês de dezembro. Tudo porque ninguém cede, ninguém aceita a opinião dos outros. E o pior: dão mais valor a outra competição do que ao nosso Municipal. Essa é a triste realidade.
Culpa por adiamentos desnecessários
Ninguém ceder e deixar de valorizar atletas da casa são pontos que já toquei. Mas, tem outra “questão” que pega para todo o problema que está acontecendo. E isso é culpa de todos que trabalham na organização do campeonato e dos clubes. Isso mesmo, de todos. Trata-se dos adiamentos desnecessários. Neste Municipal, tivemos quatro adiamentos, sendo que dois não precisavam. E se as partidas tivessem acontecidos naquelas datas, nada dessa situação estaria sendo enfrentada.
Vejam bem:
1º: Antes de começar a Copa do Mundo, lá em junho, foi realizada uma reunião na FME e definido que a competição iniciaria no dia 27 de julho. Ou seja, quase dois meses para todo mundo se programar. Porém, não foi o que aconteceu. Como “bons brasileiros”, deixaram tudo para a última hora.
E o que aconteceu: na última semana antes do início programado para o Municipal, integrantes da FME e dos clubes simplesmente decidiram adiar o começo do campeonato para que tivessem mais tempo de se organizar. Bem, dois meses não eram o suficiente? Parece que não, infelizmente!!
2º No dia 7 de setembro teve desfiles cívicos em todo o Brasil em alusão a Independência do país. O desfile em Içara aconteceu de manhã. Mas, até hoje não consegui entender por qual motivo não quiseram realizar a rodada, já que acontece integralmente no período vespertino. A alegação era que havia a Independência. Mas isso não era motivo e na época afirmei que discordava dessa decisão.
Na época, retratei a alguns colegas que em campeonatos amadores, geralmente, quando se tem um feriado no meio da semana, independente de qual seja, se utiliza esta data para se adiantar o campeonato. Mas como em Içara tudo acontece de forma diferente, um feriado significou o adiamento da rodada, infelizmente.
3º Os outros dois adiamentos, no entanto, foram por motivos justificáveis. Um por causa da eleição para deputados, senador, governador e presidente da República e o outro em função do mau tempo.
O que quero dizer…..
O que quero dizer sobre os adiamentos desnecessários, é que não consigo entender como pessoas que vivenciam o futebol amador há anos não conseguem colocar na cabeça que datas nesta modalidade é algo complicado. No futebol profissional caso seja adiado, existem datas durante à noite para se recuperar essa partida, o que não acontece no amador pois dificilmente se encontra campos iluminados e em Içara não há.
Desta forma, espero que pelo menos tenha ficado o aprendizado.
Não deu para a gurizada do vôlei
Agora mudando um pouco de assunto, quero falar do time de voleibol adulto da FME. A gurizada fez história. Pela primeira vez, vimos a cidade na final do Campeonato Catarinense da modalidade. Um resultado a ser comemorado sim. Infelizmente o título não veio, mas a chegada à decisão deve ser comemorada.
Içara disputou a final do Catarinense de Voleibol na última sexta-feira, em Chapecó, diante do Unoesc, e acabou perdendo de 3 a 1. Independente do resultado, só quero dizer uma coisa a esses atletas e ao técnico Luciano Carvalho, além de todos que ajudam no sucesso desta equipe: parabéns!
Busca pela vaga no futsal adulto
Nesta segunda-feira, Içara começará a buscar a vaga à final do Campeonato Regional de Futsal Adulto. A partida, diante do Guerreiros, de Morro da Fumaça, será no ginásio do bairro Cristo Redentor, em Criciúma, a partir das 21 horas. A volta acontece na próxima sexta-feira, em território fumacense.