quinta-feira, 18 setembro, 2025
Ultimas noticias

Vereadores se manifestam favoráveis a TransGas

Há menos de dois meses Içara foi surpreendida com a informação de que uma empresa estadunidense estaria interessada em instalar uma unidade no Sul de Santa Catarina e que a cidade era uma das favoritas para receber o investimento. No total, R$ 6 bilhões de reais seriam colocados na construção de uma unidade. Neste período, estimado de 36 meses, a construção da fábrica geraria mais de 5 mil empregos diretos. Com a unidade em operação seriam 1,5 mil empregos permanentes e ainda a previsão da vinda de uma série de outras empresas. Seria o renascimento da indústria carboquímica do Sul, que acabou desmantelada pelo então presidente Collor na década de 1990.

O alvo da TransGas é a produção de fertilizantes a base de gaseificação de carvão. Processo, não prevê a lavagem nem a queima do produto. Além disso, a empresa também pretende construir a segunda etapa da rede de esgotamento sanitário e usar a água do esgoto em sua linha de produção. "Além disso, também há uma disposição de desenvolver ações para preservar os mananciais", justifica Alexandre Fernandes, representante da empresa no Brasil.

Em entrevista a Rádio Difusora, o Governador Raimundo Colombo também reforçou a cidade de Içara como a preferida pela empresa. No entanto, diante da falta de definição a empresa já busca outras alternativas. Uma delas seria Maracajá, cidade que já estaria preparando todos os trâmites necessários para acelerar o processo.

Nesta segunda-feira, a Rádio Difusora começou a ouvir lideranças locais para ampliar o debate e assegurar que a cidade não perca a chance de transformação econômica e social que um empreendimento como esse garantiria ao município.

Os vereadores foram os primeiros a serem ouvidos e o assunto parece ser unanimidade. Todos os entrevistados se posicionaram a favor do empreendimento.

"Empresa, pelo que conheço respeita a legislação e achoque não podemos perder a oportunidade de ter um investimento de uma empresa como esta na cidade, pelo menos sem uma ampla discussão", coloca Alex Michels (PSD). "Sou favorável. Já ouvi algumas pessoas,lideranças e a conclusão é que a empresa tem que estar na cidade", ressalta o companheiro de partido, Márcio Dalmolin.

A Câmara pretende ampliar o debate com representantes da empresa. “Temos órgãos competentes para fiscalizar e essa empresa não irá se instalar de qualquer forma. Quem vai ganhar é a empresa e a região. Vamos nos unir e trabalhar para garantir que ela venha para cá", destaca o presidente da Casa, Laudo Calegari (PMDB).

"É um projeto audacioso. A preocupação ambiental existe e nós devemos ter cuidado, mas a população já entende que não podemos perder. Içara vai ganhar muito e toda a região também", acrescenta André Jucoski (PSDB).

"Não podemos ser contra de forma alguma. Só de ISS,durante a implantação da TranGas serão injetados na economia da cidade R$ 30 milhões ao ano", finaliza o vereador progressista, Osmar Manoel dos Santos.

Para o representante do Partido dos Trabalhadores no legislativo, Israel Rabelo, é preciso mais informações para um melhor posicionamento. “Se for como realmente é mostrado, claro que é um ganho para cidade. São novos empregos, movimento na economia.. Mas é preciso maiores informações”, considera.

 

 

Colaboração: Anderson de Jesus/Rádio Difusora

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis