O Programa Municipal de Valorização Cênica de Imóveis de interesse Turístico e Cultural no município de Içara foi aprovado pela Câmara Municipal por unanimidade, em votação final na sessão extraordinária ocorrida nesta segunda-feira (12). De autoria do Poder Executivo o programa tem a finalidade de promover a valorização e o embelezamento de bens públicos ou privados que possuem relevância cultural, histórica, arquitetônica, religiosa ou turista, mediante a instalação de iluminação cênica. E busca promover o turismo sustentável e o desenvolvimento socioeconômico local.
Conforme texto aprovado poderão ser objetos do programa imóveis tombados pelo município como patrimônio histórico e cultural. Assim como outros imóveis considerados de valor turístico e cultural, mediante deliberação dos Conselhos Municipais de Turismo e de Política Cultural. O Poder Executivo poderá executar diretamente os projetos de iluminação cênica ou firmar parcerias com entidades públicas ou privadas.
Segundo mensagem do Poder Executivo anexa ao projeto de lei, a adoção de políticas públicas voltadas à iluminação cênica de bens culturais e turísticos tem sido uma tendência nacional, sendo aplicadas em diversas cidades. “Essas experiências demonstram que a valorização visual e simbólica do patrimônio contribui para atrair turistas, promover a economia local e reforçar a identidade cultural da cidade”, completa a mensagem.
Colaboração: Comunicação Câmara de Içara