A criação do Conselho Municipal de Promoção a Igualdade Racial de Içara (COMPIRI), foi sugerido pela vereadora Carla Vieira de Souza (MDB), através de indicação ao Poder Executivo apresentada nesta segunda-feira, 11, na sessão da Câmara Municipal.
Na tribuna a vereadora defendeu a implantação do conselho. “Com a criação desse conselho a comunidade junto com o Poder Executivo vai debater e propor políticas públicas para a cidade”, disse Souza.
Ela ainda ressaltou sobre a necessidade de abordar com a sociedade a questão racial. “O Município de Içara necessita criar políticas públicas para as pessoas negras da cidade. E nada melhor do que um conselho, ocupado pelo poder público e pela sociedade para discutir, em conjunto, e propor tais ideias. Não há nenhum vereador, prefeito ou vice prefeito, na atualidade, que seja negro. Não há nenhuma representativa de raça nos cargos eletivos”.
A edil completa: “Além disso, sabemos que o racismo existe e está presente na nossa sociedade e enquanto vereadora luto e prego para diminuir essa desigualdade. Vários municípios já possuem esse conselho. Por exemplo, Criciuma. Precisamos urgentemente debater e discutir esses assuntos, para avançarmos enquanto sociedade”.
Alexandra Cavaler- Redação Içara News, com informações assessoria da Câmara de Vereadores