quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

Vacinas contra febre amarela estão disponíveis em três unidades de saúde

Tendo em vista o aumento da procura pela vacina da febre amarela, e da ampliação da vacinação contra a doença para crianças de nove meses de idade em todo território catarinense, a Atenção Básica de Içara emitiu algumas recomendações à população. A exemplo do que já acontece com a vacina BCG, a coordenadoria orienta para que sejam procuradas as unidades de saúde consideradas de referência no município.

A imunização pode ser feita nas unidades dos bairros Primeiro de Maio, Liri e Aurora, em crianças de nove meses de idade e pessoas que vão viajar para áreas de risco, em Santa Catarina e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia.

No Primeiro de Maio, o serviço é prestado de segunda a sexta-feira, enquanto no Liri está disponível às terças e quartas e no Aurora às segundas e quartas-feiras. O horário de atendimento é das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

De acordo com a coordenadoria, a demanda será livre nessas unidades de saúde, podendo ocorrer, se necessário, agendamento para outro dia. Isso porque a vacina vem em frascos multidoses, com validade limitada de 6 horas.

Quem vai se deslocar para áreas com recomendação da vacinação contra a febre amarela deve receber a dose com no mínimo dez dias de antecedência. Pessoas acima de 60 anos deverão ser vacinadas somente se residirem ou forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da febre amarela e com receita médica.

Gestantes (em qualquer período gestacional) e mulheres amamentando só deverão ser vacinadas se residirem em local próximo onde ocorreu a confirmação de circulação do vírus. Com relação às mulheres amamentando, ao serem vacinadas, devem suspender o aleitamento materno por dez dias após a vacinação. Como avacina pode provocar graves reações adversas, é necessário que a pessoa passe todas as informações solicitadas pelo vacinador.

 

Colaboração: Ascom Prefeitura de Içara

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis