O frio ainda não chegou, mas o alerta contra as doenças respiratórias já foi dado, sobretudo em relação à gripe, mais comum em períodos de baixas temperaturas. E a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já tem data para iniciar: 23 de abril. A ideia do Ministério da Saúde era começar uma semana antes, o que não será possível devido a problemas no fornecimento e de logística.
A imunização dos integrantes dos chamados grupos prioritários poderá ser feita até 1º de junho, de forma gratuita, na rede pública de saúde. “Em 12 de maio será o Dia ‘D’, um sábado em que a gente vai abrir as unidades de saúde para a vacinação”, informa a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté.
Ela lembra que a vacina destina-se ao mesmo público do ano passado. “Devem tomar as doses crianças de seis meses a menores de cinco anos; idosos a partir dos 60 anos; gestantes em qualquer período da gestação; mulheres até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; doentes crônicos conforme a lista do Ministério da Saúde e professores, da rede pública ou de instituições particulares”, enumera.
Especial Jornal Gazeta