A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início na próxima segunda-feira (7). A imunização será realizada nas unidades de saúde do município, com horários ampliados para garantir o acesso da população. As unidades da Zona Sul, Lagoa dos Freitas e Pedreiras funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já a Unidade Central de Saúde oferecerá atendimento estendido, das 8h às 12h e das 13h às 20h durante a semana, além de funcionamento aos sábados, das 13h às 17h.
O Dia D da vacinação está marcado para o dia 10 de maio. Nesta data, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas, especialmente os grupos prioritários.
A secretária municipal de Saúde, Ioná Vieira, destacou a importância da adesão da população à campanha. “A vacina contra a gripe é segura, eficaz e fundamental para prevenir complicações causadas pelo vírus, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Nossa meta é ampliar a cobertura vacinal e evitar internações e agravamentos de saúde que podem ser evitados com a imunização”, afirmou.
A vacinação é gratuita e indicada principalmente para crianças, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos, além de outros grupos definidos pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde reforça que a imunização é uma das formas mais eficazes de proteger a população contra as formas graves da gripe, especialmente com a chegada do outono e inverno, períodos em que as doenças respiratórias tendem a aumentar.