Começou nesta segunda-feira (4), em Içara, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. Profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos podem aplicar o imunizante em qualquer Unidade de Saúde da Família do município, das 7h às 12h e das 13h às 16h.
A primeira etapa segue até o dia 30, quando acontece o Dia D de Mobilização Nacional com a imunização de crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra a gripe. A partir desta data as crianças também passam a ser inclusas na vacinação.
A segunda etapa, entre os dia 2s de maio ao dia 3 de junho, se estende para os demais grupos: gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Também na segunda etapa, devem receber o imunizante pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais dependente da idade: doenças respiratórias, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.
“Daqui a pouco começa o inverno, onde o vírus da influenza é mais propenso a circular, por isso precisamos nos vacinar e nos manter seguros. É importante também ficar de olho na sua etapa de vacinação”, disse o secretário de saúde de Içara Sandro Ressler.
Campanha Nacional Contra o Sarampo
Também nesta segunda-feira (4) começou a Campanha Nacional contra o Sarampo para profissionais de saúde. Já do dia 2 de maio a 3 de junho a campanha segue para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Em içara, a vacinação para esse público acontece nas USFs dos bairros: Boa Vista, Presidente Vargas, Liri, Jaqueline, Raichaski, Esplanada, Aurora, Vila Nova, Primeiro de Maio e Jardim Elizabete.
Colaboração: Decom PMI