A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza chega ao fim nesta sexta-feira, dia 31. Grande parte dos municípios brasileiros não atingiram a meta, de 90%, e por isso, houve a liberação do Ministério da Saúde de realizar as vacinas restantes em toda a população. Em Içara, 81,4% do grupo prioritário foi vacinado e, por isso, restam poucas vacinas nas unidades.
De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, a preocupação é atingir a meta estabelecida. “Trabalhamos com nossas equipes através de dia D, horários estendidos e busca ativa com as agentes comunitárias de saúde para alcançar as pessoas dos grupos prioritários. Colocaremos o restante das doses à população a partir de segunda-feira, enquanto durarem os estoques”, explicou.
A secretária reforça ainda, que a população ainda tem algumas dúvidas em relação a vacina. “Percebemos o aumento significativo anti-vacina e por conta de fake news, muitos não tem o devido conhecimento da gravidade da situação e das consequências que as doenças podem trazer”, lamentou.
Do total de vacinas, a grande maioria será destinada as crianças e gestantes, por conta da segunda dose da vacina. “É importante que os pais fiquem atentos aos prazos para que fiquem protegidos e façam a segunda dose”, comentou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Matté.
As vacinas que ainda restam no município, podem ser encontradas nas Unidades de Saúde. “Sem a vacina, principalmente no inverno, as pessoas costumam ter mais infecções respiratórias, podendo ter diferentes tipos de vírus e ficarem expostas a diferentes vírus”, finalizou a enfermeira.
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI


















