domingo, 28 abril, 2024
Ultimas noticias

UTI do Hospital São Donato sem previsão de funcionamento

Os cortes no orçamento da União e os poucos repasses do Governo do Estado à saúde atingiram em cheio o sonho de ver ativada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato, em Içara. Sem recursos, os dez leitos não devem ser ativados este ano. “O Estado passa por uma série de dificuldades e este ano é difícil ter recurso extra para a UTI. Talvez, a partir de janeiro, o vice-governador Eduardo Moreira assuma o Governo do Estado e isso facilite as coisas”, projeta o administrador da fundação filantrópica, Júlio César De Luca.

Estão previstos repasses para o hospital através de emendas parlamentares, no entanto, não há definição sobre o valor que efetivamente entrará nos cofres do São Donato. “Já temos o compromisso de lideranças políticas para o aporte de recursos, mas não há prazo definido”, ressalta De Luca. Sem dinheiro, as obras de adequação do espaço seguem em ritmo lento. A parte do salão está praticamente concluída e deve ser entregue até dezembro, mas faltam as obras acessórias, cuja finalização está prevista apenas para 2018.

Somente após a liberação da estrutura física, e a devida habilitação do setor, será possível adquirir os equipamentos. A estimativa é de que aproximadamente R$ 2 milhões sejam necessários para equipar os dez leitos.

Alternativas

Entre as ações para angariar recursos, está a campanha Doe para Salvar Vidas, que prevê a doação através das faturas de energia. A iniciativa já ultrapassou a perspectiva de R$ 10 mil em arrecadação mensal através da fatura de energia. “É um resultado fantástico. Somos muito gratos pelo apoio da comunidade”, comemora o administrador da fundação filantrópica.

Todavia, o impacto financeiro será alcançado somente nos próximos meses. Isso por causa do tempo que leva para o cadastro das autorizações, a expedição das faturas e ainda o período de vencimento.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis