terça-feira, 28 maio, 2024
Ultimas noticias

Unesc firma parceria com Sebrae/SC e Acate para impulsionar ecossistema de inovação em SC

Foto: Divulgação

Com a iniciativa, startups incubadas na Universidade, serão as primeiras a participar dessa metodologia que é reconhecida internacionalmente 

 

A Unesc concretizou mais uma significativa parceria que promete impulsionar ainda mais o ecossistema de inovação da região. Junto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a intenção é implementar a metodologia Miditec na Incubadora de Tecnologias e Ideias e Negócios da Universidade (Itec.in), localizada no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Instituição.

 

A assinatura do contrato ocorreu nesta quarta-feira (20/03) e tem como objetivo a realização de mentorias e capacitações empreendedoras para fortalecer a integração do ecossistema catarinense de incubadoras. Isso será alcançado por meio da implementação e acompanhamento da metodologia Miditec na Incubadora da Instituição, com foco no desenvolvimento de atividades, como: Programa de Mentoria para identificar desafios e obstáculos enfrentados, seguindo os passos de identificação, priorização e elaboração de soluções para esses problemas; treinamentos para empreendedores e startups em estágios de MVP, visando fortalecer suas habilidades e conhecimentos; realização de diagnóstico das ideias selecionadas; e orientações e treinamentos para validar problemas, soluções, produtos e mercados.

 

No ato de assinatura, a reitora Luciane Bisognin Ceretta ressaltou a importância dessa colaboração para o ecossistema da cidade, especialmente com o lançamento do Centro de Inovação (Crio) se aproximando. Ela enfatizou ainda que essa parceria não só beneficiará a incubadora e as startups envolvidas, mas também impulsionará todo o ecossistema regional.

 

“Durante algum tempo, aguardamos pela concretização desta parceria com o Miditec, Sebrae e Acate, em conjunto com nosso hub de inovação na Universidade, com o objetivo de impulsionar todo o ecossistema da cidade. A Unesc desempenha um papel fundamental nesse contexto e, com o iminente lançamento do Crio, esta colaboração marca um novo e emocionante capítulo. Sem dúvida, isso trará benefícios significativos não apenas para nossa incubadora e as startups que acolhemos, mas também para o fortalecimento de todo o ecossistema”, enfatizou a reitora.

 

Conforme o gerente de Inovação do Sebrae/SC, Alexandre Souza, a metodologia Miditec, já é reconhecida internacionalmente, tendo sido eleita três vezes entre as cinco melhores do mundo. O modelo, desenvolvido pela Acate em parceria com o Sebrae/SC, segundo ele, tem como missão impulsionar negócios e empreendedores de alto impacto, oferecendo conhecimento especializado, criando conexões estratégicas e promovendo uma cultura de colaboração.

 

A etapa agora, de acordo com Souza, consistirá no repasse integral dessa metodologia, incluindo as ferramentas e os frameworks empregados.

“As startups terão um aprendizado baseado nas melhores práticas adotadas no mundo. O progresso significativo alcançado pela incubadora da Unesc na região é evidente, e estamos entusiasmados em unir forças com essa metodologia premiada para impulsionar ainda mais a maturidade das startups e das empresas inovadoras que integram esse ecossistema. Nosso objetivo é capacitar os empreendedores locais para se destacarem como verdadeiros líderes em seus setores, oferecendo-lhes um potencial de crescimento cada vez mais robusto”, explicou.

 

“Essa transferência representa uma oportunidade valiosa de absorver conhecimentos atualizados e eficazes, aprimorando assim os ciclos de incubação e pré-incubação realizados anualmente. A introdução do selo Miditec neste processo agregará um reconhecimento adicional e validação à nossa jornada de desenvolvimento”, observou Souza, salientando ainda que, na prática, o programa envolve uma série de workshops, consultorias e acompanhamentos, juntamente com medições meticulosas realizadas ao longo do período de incubação.

 

Conforme ele, todas as empresas participantes são obrigadas a apresentar relatórios mensais detalhados. “Com base nessas informações, identificamos pontualmente as principais dificuldades enfrentadas por cada startup e intensificamos nossas mentorias exclusivas para resolver esses desafios específicos”, complementou.

 

Ascensão 

 

A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, contou que atualmente, há 20 empresas em fase de pré-incubação e 15 já incubadas na Itec.in. “Com essa nova parceria, estamos confiantes de que poderemos agregar ainda mais qualidade e benefícios para esses empreendedores. Eles buscam a Unesc e seu ecossistema de inovação para lançar seus negócios no mercado, contribuindo para a criação de empregos e o aumento da renda na região. Estamos entusiasmados com essa oportunidade e confiantes de que alcançaremos mais uma marca de qualidade, fortalecendo nossos laços com o Sebrae e o Miditec”, comentou.

 

Segundo Elenice, ao estabelecer a parceria, busca-se não apenas reforçar a posição no cenário da inovação e pré-inovação, mas também enriquecer o conhecimento.

 

“A metodologia é amplamente reconhecida, testada e premiada em nível nacional, agregando um valor substancial e prestígio ao nosso trabalho. Ao mesmo tempo, estamos comprometidos em compartilhar nossas próprias experiências, visando potencializar o desenvolvimento de cada uma das empresas em fase de pré-incubação e incubadas em nossa Instituição. Essa colaboração mútua promete fortalecer ainda mais nosso ecossistema e preparar nossos empreendedores para os desafios do mercado atual”, acrescentou Elenice.

 

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Carvalho, também esteve presente no evento e ressaltou o compromisso com a inovação. “Assumimos o desafio, no ano passado, de impulsionar a inovação em Criciúma e região. Este é apenas o primeiro passo, e hoje marca o início de uma série de projetos inovadores. Estamos ansiosos para colaborar com a Unesc no Centro de Inovação. Nosso objetivo é levar nossa sede para o CRIO”, adiantou.

 

O diretor do Polo Acate na região Sul de Santa Catarina, Jhony Pereira, enfatizou que a parceria estabelece uma conexão fundamental entre a Unesc e todo o ecossistema da Acate, que contará ainda com mentores que são figuras proeminentes em cases em Santa Catarina, como RD Station, Exact Sales e Softplan, entre outros.

 

“Essa integração é essencial para impulsionar o desenvolvimento não apenas de Criciúma, mas de todo o nosso ecossistema e as empresas emergentes que estão se formando aqui”, comentou.

 

Compartilhamento

 

O serviço será liderado por diversos consultores, que representam essencialmente o núcleo de uma empresa. “Identificaremos as áreas em que as empresas enfrentam maiores desafios e concentraremos nossos recursos adicionais, incluindo mais mentoria e consultoria para ajudá-las a superar essas dificuldades. Além disso, ofereceremos pacotes de benefícios abrangentes”, sublinhou o gerente de Inovação do Sebrae.

 

“Todas as empresas incubadas têm acesso a uma variedade de vantagens fornecidas por nossos parceiros, que incluem ferramentas de marketing digital, acesso a mercados e eventos, além de participação em programas oferecidos pelo Sebrae. Esses benefícios combinados proporcionam um suporte abrangente para o crescimento e desenvolvimento das empresas incubadas”, compartilhou.

 

Para a coordenadora da Incubadora de Ideias e Negócios da Unesc, Patricia Darolt, a parceria nos permitirá fortalecer as conexões com o Sebrae e a Acate, ampliando o alcance e o acesso a recursos essenciais para o desenvolvimento das startups.

 

“Com a implementação da metodologia Miditec em nossa incubadora, estamos comprometidos em oferecer um suporte ainda mais robusto e eficaz às startups e empreendedores que fazem parte de nosso ecossistema. Esta metodologia comprovada e reconhecida internacionalmente será uma ferramenta valiosa para impulsionar o crescimento e o sucesso de nossos incubados”, reforça Patricia.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis