domingo, 14 julho, 2024
Ultimas noticias

Unesc entrega certificados para primeira turma da Escola de Lideranças Comunitárias de Araranguá

Foto: Divulgação

Ao todo, 22 pessoas concluíram a capacitação que tem o objetivo capacitar líderes de bairros com temas pertinentes à sociedade

 

Após seis meses de muito aprendizado, os concluintes da Escola de Lideranças Comunitárias de Araranguá receberam os certificados. A iniciativa, em parceria com a União das Associações de Moradores de Araranguá (Uama), tem como objetivo capacitar líderes de bairros com temas pertinentes à comunidade.

 

Ao todo, 22 pessoas receberam o certificado em evento repleto de sorrisos, alegrias e abraços, realizado na unidade da Unesc de Araranguá. A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou que o projeto já está na segunda edição em Criciúma, e também está presente nas cidades de Içara e Araranguá, com a conclusão da primeira turma.

 

“O curso surge como uma iniciativa da nossa Universidade para formar pessoas com um entendimento profundo das necessidades e demandas das comunidades, capacitando-as a mediar esses processos de forma eficaz. O objetivo é formar líderes comunitários que possuam todas as habilidades necessárias para realizar essas intermediações com sucesso”, descreveu.

 

Ela ainda cita que haverá outras turmas, pois este é um tema de grande importância, não apenas para aqueles que lidam diretamente com a sociedade, mas também para todos os cidadãos. “Toda pessoa precisa desse suporte e abordagem teórica, conceitual e prática para entender como buscar soluções para os problemas da sua comunidade”, citou Luciane, acrescentando que um dos objetivos de uma Universidade Comunitária é fomentar o desenvolvimento social e econômico por meio de lideranças conscientes e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

 

Orador da turma, Adir da Silva Silva, salientou que a troca de experiências ao longo do curso foi extremamente enriquecedora. “Gostaria de expressar minha gratidão a todos por compartilharem tanto conhecimento durante este período. Agradeço profundamente a Unesc por proporcionar essa oportunidade não apenas a mim, mas a tantas outras pessoas. Tenho acompanhado a Unesc há muito tempo e já tive a oportunidade de trabalhar nesta Instituição. Sou grato por estarmos vivenciando este momento juntos”, frisou.

O presidente da Uama, Eduardo Chico Merêncio, falou da importância da Universidade para a comunidade. “É fundamental que o movimento comunitário participe desses momentos. Há muitos anos atrás, não tínhamos essa colaboração, mas hoje essa realidade mudou significativamente. A Unesc estabelece parcerias valiosas, atuando como uma comunidade unida que trabalha em conjunto para alcançar objetivos comuns”, disse.

Experiência

O concluinte e presidente da Associação do Bairro Sanga da Areia, Lédio Pedro da Rosa, enfatizou a importância do curso oferecido pela Unesc e a evolução que proporcionou aos participantes, bem como para ele.

“Esse curso foi muito importante para nós, líderes comunitários. Tive experiência de liderança na comunidade há muitos anos e estamos sempre aprendendo. Um curso oferecido pela Unesc nos proporcionou um conhecimento aprofundado sobre o papel do líder comunitário. Aprendemos sobre ações comunitárias, como lidar com as pessoas e como falar em público, entre outras habilidades essenciais”, sublinhou.

“Acredito que o curso me fez crescer significativamente como líder comunitário e me deu a oportunidade de levar esse conhecimento de volta para a comunidade e compartilhar o que aprendemos. O curso superou as expectativas, especialmente para aqueles que trabalham diretamente com a sociedade”, disse Rosa.

Conhecimentos relevantes

 

A Escola de Lideranças Comunitárias visa também fornecer aos líderes comunitários ferramentas e conhecimentos relevantes para abordar questões fundamentais das comunidades onde residem. Por meio dos encontros, os participantes têm a oportunidade de aprofundar o entendimento de diferentes questões da sociedade e fortalecer as habilidades de liderança.

 

Além da entrega dos certificados aos concluintes, a reitora e os professores da Escola de Lideranças também foram homenageados durante o evento.

Em seu discurso, o ex-presidente da Uama, e agora formado da Escola de Lideranças Comunitárias Unesc, Roberto Rabello Joaquim, também deixou o recado.

 “Nós temos imensa gratidão pela Unesc, que nos proporcionou um conhecimento tão importante. Estamos certos de que nossa experiência inspirou muitas outras pessoas a se inscreverem nas oportunidades que serão ainda oferecidas pela Instituição. Expressar gratidão é algo que muitas vezes negligenciamos em nosso cotidiano, mas é essencial. A palavra ‘gratidão’ deveria ser mais valorizada em nossas vidas e cultivada diariamente”, expressou.

Expansão

 

No mês passado, a Unesc deu início ao segundo ciclo da Escola de Lideranças Comunitárias de Criciúma. Com mais de 90 inscritos, o programa começou na cidade em 2023 e se expandiu também para Içara e Araranguá.

 

Colaboração: Agecom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis