O serviço de orientação aos estomizados do Hospital São Donato foi apresentado no I Simpósio Sul-Sudeste de Estomaterapia em Águas de Lindoia (SP) nesta terça-feira, dia 2. Desde o início de maio os materiais elaborados especificamente para mulheres, homens, crianças e jovens estão disponíveis para os pacientes e familiares com o propósito de garantir qualidade de vida. Toda a elaboração foi realizada pelo curso de Enfermagem da Unesc.
“O seminário aborda cuidados no tratamento de úlceras, tecidos, pacientes acamados e queimados. Conta com tudo que há de mais moderno”, enaltece a gerente de enfermagem do hospital, Fabiane Felisbino. Junto com ela está a coordenadora de extensão da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde e uma das coordenadoras do projeto, Magada Tesmann, além da professora que também integra a coordenação, Karina Zimmermann.
Entre as principais razões para um estoma estão anomalias de nascença, câncer, doença de Chagas, polipose adenomatosa familiar, doenças inflamatórias no intestino, além de traumas. A abertura pode ser realizada para uso de bolsas intestinais ou urinárias. Também há uma variedade de equipamentos coletores. As cartilhas indicam ainda sobre o vestuário adequado, sexualidade, gravidez, atividades permitidas e alimentação.
Colaboração: Lucas Lemos/Comunicação Hospital São Donato