Quem visita o campus da Unesc percebe o cuidado que envolve cada espaço: canteiros bem desenhados, flores e uma estrutura que acolhe. Esse colorido, que faz parte do cotidiano da Instituição, agora floresce na Praça Nereu Ramos, coração de Criciúma. A Universidade Comunitária do Sul Catarinense, com dedicação à sociedade e à região, assumiu o ajardinamento do local, oferecendo à cidade um ambiente vibrante.
Dentro do projeto foram plantadas hortênsias; liriopes; begônias flor de mel; entre outras, totalizando dez espécies de flores.
Em celebração à parceria, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, expressou gratidão ao time do Horto Florestal e ao Departamento de Planejamento e Infraestrutura (DPI), da Universidade, que trabalharam incansavelmente no projeto.
“Essa revitalização é um momento histórico para a Praça Nereu Ramos e não poderia ocorrer sem a ação colaborativa de entidades comprometidas com o desenvolvimento de Criciúma como, por exemplo, no desenvolvimento humano por meio da formação acadêmica de excelência. Agradeço às nossas equipes do horto e do DPI, que estiveram na Praça desde muito cedo até tarde para deixar tudo lindo. Somos, na Unesc, um conjunto de pessoas apaixonadas pelo que fazem, e é essa paixão que faz tudo dar certo”, relatou.
Ponto de encontro
Inaugurada no dia 15 de dezembro de 1931, a Praça Nereu Ramos passou a ser o ponto de encontro dos criciumenses. É nela, sob a sombra das árvores, que muitos criciumenses e visitantes de outras cidades passam diariamente. Nela, encontra-se, ainda, parte do comércio.
“Quando o poder público, a Universidade, e uma entidade como a CDL trabalham em prol da sociedade, apresentam resultados positivos. A razão de estarmos no poder é para fazer o bem, atender os anseios e melhorar a vida das pessoas. Trabalhar para esta cidade é uma honra, e fizemos muitas parcerias que precisam ser enaltecidas e comemoradas”, comentou o prefeito Clésio Salvaro.
A ação faz parte do Programa de Adoção de Logradouros Públicos no âmbito do Município de Criciúma e iniciou com a ideia sugerida pela CDL, por meio do Núcleo de Lojistas do Centro e passou pela assinatura do Termo de Permissão de Adoção, assinado entre a Unesc e o Município, representado pela Fundação Cultural e pelo Departamento de Meio Ambiente.
“Não há como descrever a emoção de ver a praça cuidada pela Unesc. Há uma semana passávamos por aqui e víamos os canteiros somente com terra. Aqui é o coração de Criciúma, e quem vive nesta cidade tem alguma memória afetiva. Ver este local revitalizado é indescritível e devemos isso ao esforço da equipe da CDL que, ao perceber a situação, conversou com a reitora, conseguindo transformar o ambiente para este lindo visual que agora arranca sorrisos das pessoas. Obrigado à Universidade e à Prefeitura por tornarem isso possível”, falou o presidente da CDL, André Luiz Santiago de Castro.
Texto e fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc