Ao completar mais um ano de existência neste sábado, dia 22 de junho, a Universidade celebra a possibilidade de fazer parte de vidas únicas, de integrar vivências inesquecíveis e, acima de tudo, produzir significados a cada um que experimenta a energia de fazer parte deste universo.
Sob o ponto de vista da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, chegar aos 56 anos de história, com a força da Universidade que existe hoje, é motivo de orgulho e realização para todos que fizeram e fazem parte da trajetória. “Significa que, para os próximos 50 anos, se continuarmos a fazer a diferença na vida da comunidade como fazemos hoje, entregando a excelência no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação, como já buscamos, estaremos infinitamente realizados. O sucesso para nós é manter uma Instituição ativa, pujante, sustentável, capaz de transformar realidades”, pontua.
Dividir a missão de integrar o corpo docente da Instituição, para ela, é muito mais que uma forma de trabalho e renda, é uma forma de perpetuar o amor de família pela Instituição que faz parte da sua vida. “Percebo que a Unesc nos impulsiona, nos instiga o tempo todo a sermos melhores, nos mostra novos caminhos e nos inspira também a buscarmos sermos cada vez melhores naquilo que fazemos. Exemplos disso não faltam”, acrescenta a profissional, que também tem um irmão enquanto colega professor do curso.
Universo de possibilidades
Contador e empresário, Jonas Martins Borges tem na Unesc a chave para uma mudança total de vida. Vindo de uma comunidade simples, na qual, conforme ele, poucas pessoas vislumbravam um curso superior, foi na Universidade que ele encontrou a chance de transformar a própria realidade.
Instigado por uma amiga que o alertou, na época, sobre a possibilidade de bolsas de estudo, Jonas buscou na biblioteca da escola do bairro alguns materiais para estudar para o vestibular. Aluno dedicado, ele não teve dificuldades na aprovação e, a partir dali, deu os primeiros passos para a concretização do sonho da formação universitária.
“Foram quatro anos e meio intensos, de muita dedicação e aprendizado para a vida. Uma vez entrando na Universidade, como o próprio nome diz, foi como mergulhar em um universo de conhecimento. Além da questão técnica, a Instituição me ajudou muito no dia a dia, a superar os meus medos, a enfrentar os desafios, além de me proporcionar uma melhor perspectiva de vida”, revela o profissional que hoje conta com quatro escritórios de contabilidade conceituados e emprega, junto de um sócio também egresso da Universidade, outros novos profissionais com a marca de excelência da Unesc.