O Hospital São José de Criciúma deu mais um passo importante na ampliação e qualificação dos seus serviços de saúde. Todos os atendimentos da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) – SUS, particular e convênios – passaram a ocorrer no Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, nova estrutura inaugurada neste ano pela instituição. A mudança representa um avanço significativo no cuidado aos pacientes oncológicos de toda a região Sul de Santa Catarina.
Com um espaço totalmente novo, planejado para oferecer mais conforto, privacidade, acessibilidade e segurança, o serviço de oncologia do Hospital São José concentra agora em um só local as consultas, sessões de quimioterapia, coletas de exames laboratoriais e a retirada de medicamentos na farmácia da unidade.
Mensalmente, a Unacon realiza uma média de 1.357 sessões de quimioterapia, 3.433 consultas médicas e 1.430 coletas de exames laboratoriais. A unidade atende pacientes de toda a AMREC e AMESC na área de oncologia, e também da região da AMUREL no serviço de hematologia.
“Esta mudança representa para os pacientes e seus familiares mais conforto, privacidade, acessibilidade e segurança. Tudo isso resulta em uma melhora da sua qualidade de vida neste momento de tantas inseguranças e dificuldades do tratamento oncológico. Estamos muito felizes de poder vivenciar esta grande mudança e proporcionar uma estrutura adequada e totalmente projetada para oferecer o melhor aos pacientes e familiares”, destaca a enfermeira coordenadora da Unacon, Mariana Marques.
Parceria importante
A nova fase da Unacon foi possível graças a uma importante parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, por meio de recursos do FRBL – Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, que totalizaram o montante de R$ 3.457.639,25. Os valores foram fundamentais para viabilizar a aquisição de mobiliário e equipamentos da nova estrutura, que amplia significativamente a capacidade de atendimento da unidade, especialmente para os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A nova Unacon, quatro vezes maior que a antiga, aumenta significativamente a capacidade de atendimentos mensais e passando de 700 metros quadrados, para um espaço confortavelmente distribuído em 3.400 metros quadrados para atendimentos dos pacientes.
“A parceria com o Ministério Público, por meio do FRBL, foi um divisor de águas para que essa mudança se tornasse realidade. Esse é um exemplo de como a união entre instituições pode transformar a vida das pessoas. Estamos muito gratos e conscientes da responsabilidade de oferecer um serviço ainda mais humanizado, moderno e acolhedor”, afirma o diretor executivo do HSJosé, Juliano Petters.
Além da parceria importante com o Ministério Público, o espaço também conta com um recurso via Governo do Estado de Santa Catarina para a implantação da rede de Wi-fi. Um benefício que trará ainda mais segurança e tecnologia aos espaços.
Investimento em saúde
O Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger é um dos maiores investimentos em saúde realizados recentemente no Sul de Santa Catarina, e tem como missão ampliar o acesso, qualificar o atendimento e oferecer um ambiente ainda mais digno para quem precisa de cuidados especializados.
“Essa nova etapa da Unacon reafirma nossa missão de servir com amor e excelência. Ver esse espaço sendo ocupado para cuidar de pessoas que enfrentam um momento tão desafiador na vida é motivo de muita alegria e gratidão. Este é um passo significativo para nossa história e para toda a região”, finaliza a diretora institucional do HSJosé, Irmã Terezinha Buss, em nome das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e Direção da instituição.
Colaboração: Jéssica Pereira