A 18ª Feira do Livro de Criciúma, edição histórica em celebração ao Centenário de Emancipação Político-Administrativa da cidade, entra em seus últimos dias com uma programação repleta de cultura, arte e literatura. O evento, promovido pelo Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural (FCC) e da Secretaria Municipal de Educação, segue até a quarta-feira (12), na Praça Nereu Ramos, no Centro, com entrada gratuita.
“A Feira do Livro deste ano representa o espírito do centenário — uma cidade que valoriza a educação, a cultura e o encontro entre gerações. É um convite para refletirmos sobre o que já escrevemos e sobre as novas histórias que Criciúma continuará a construir”, destacou o prefeito Vagner Espindola.
Nesta edição especial, foram disponibilizados cerca de 70 mil exemplares de diferentes gêneros literários, atendendo públicos de todas as idades. Segundo os organizadores, mais de 20 mil pessoas já passaram pelos estandes desde a abertura da feira, além de cerca de 22 mil alunos da rede municipal de ensino, que participam de atividades educativas e literárias.
“O objetivo da feira é despertar o interesse pela leitura desde cedo, promovendo o acesso aos livros e incentivando o pensamento crítico e criativo nas novas gerações”, reforçou a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Maccari Uliana Zappelini.
Encerramento com arte e literatura
O encerramento oficial da Feira do Livro está programado para esta quarta-feira (12), com lançamento de livro, apresentações artísticas e culturais, além da presença de autores locais. O público é convidado a prestigiar os últimos dias da edição especial que celebra 100 anos de história, cultura e conhecimento em Criciúma.
Programação
11/11 – Terça-feira:
10h – Lançamento do livro “Todo Mundo Junto”, de Telmo Martinello;
14h – Contação de História do livro “Lana”, de Geovane Kubiaki;
18h – Sarau da Academia Criciumense de Letras;
19h – Concerto “84 Anos da Banda Cruzeiro do Sul”.
12/11 – Quarta-feira:
9h30 – Apresentação do espetáculo “Sementes” do grupo Encantados Contadores de Histórias, de Tubarão (SC), em parceria com o Sesc;
14h – Apresentação do espetáculo “Lá vem Poesia” com o grupo Cirandela, em parceria com o Sesc;
15h – Lançamento do livro “Valentino: O tubarão Valente”, de Morgana Cirimbelli Gaidzinsk;
- Tarde Literária com os pequenos escritores da Academia de Letras;
- Lançamento do livro “Útero da Terra”, da autora Carolina Meyer Silvestre;
- Roda de conversa da Academia Criciumense de Letras.


















