segunda-feira, 3 novembro, 2025
Ultimas noticias

Últimas composições são definidas para eleição 2018

As últimas convenções estaduais visando o pleito de outubro foram realizadas no fim de semana e terminaram com sete candidaturas ao Governo de Santa Catarina e 12 ao Senado. Porém, nenhuma dessas nominatas conta com representantes do Sul do Estado. A região terá postulantes apenas à Assembleia Legislativa (Alesc) e à Câmara dos Deputados.

No sábado, delegados do MDB catarinense se reuniram em Florianópolis e homologaram as candidaturas a deputado estadual de Ada De Luca e Luiz Fernando Vampiro, ambos de Criciúma e buscando a reeleição. Ronaldo Benedet também teve homologado o nome para concorrer a um novo mandato como deputado federal.

Na tarde de sábado, aconteceu a convenção estadual do Democratas, na qual Lisiane Tuon, de Criciúma, teve a candidatura homologada pelo partido para disputar uma cadeira na Alesc. Já no domingo, o PT reuniu partidários em Blumenau e confirmou a candidatura de Célio Elias, de Forquilhinha, para a Câmara dos Deputados, e de Lauro Nogueira, vereador em Içara, para a Assembleia Legislativa.

No fim de semana, ainda houve a confirmação de outras candidaturas da região, mas neste caso por partidos com expressão menor em relação a número de filiados. Entre eles, está a de dois içarenses: de Gilmar Axé, para deputado estadual, e Max Amaral, para deputado federal, ambos pelo PSOL.

A ex-vereadora de Criciúma, Tati Teixeira, foi homologada pelo PPS, como candidata à deputada estadual, durante a convenção do partido, no domingo. Já Daniel Freitas, também de Criciúma, teve sua candidatura a deputado federal confirmada e homologada na convenção do PSL, que aconteceu no último sábado.

Pelo PDT, Rodrigo Minotto, de Forquilhinha, buscará a reeleição a deputado estadual, enquanto Manoel Dias, de Içara, tentará o retorno para a Câmara dos Deputados. Caminho semelhante a Dias percorre Ricardo Guidi, de Criciúma, do PSD, que vai à eleição pela primeira vez como candidato a deputado federal.

Pelo Progressistas, postulam vaga na Alesc Valmir Comin, de Siderópolis, e Vanderlei Alexandre, de Forquilhinha. Já como candidato a deputado federal, a lista conta com Dalvania Cardoso, de Içara, e Jorge Boeira, de Criciúma. No entanto, Boeira pode não concorrer após os acontecimentos do fim de semana.

Pelo PSDB, a deputado estadual, houve a homologação de Adilor Dóia Guglielmi, de Içara, e Aroldo Frigo Júnior, de Nova Veneza. Para federal, Geovania de Sá, de Criciúma, tentará a reeleição. Entre deputados que já ocupam uma cadeira na Alesc, da Região Carbonífera houve ainda a homologação da candidatura à reeleição de Cleiton Salvaro, pelo PSB, partido que terá, ainda, Fábrio Brezola e Albertina Rosso, ambos de Criciúma, disputando uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Governo do Estado

Na briga pelo Governo do Estado, estarão sete candidatos, após as composições definidas no fim de semana, com Esperidião Amin (Progressistas) e Paulo Bauer (PSDB) abrindo mão de concorrer a governador. No sábado, o MDB homologou a candidatura de Mauro Mariani, com Napoleão Bernardes (PSDB) de vice. Na aliança, vão para a disputa pelas duas vagas do Senado Jorginho Mello (PR) e Paulo Bauer.

No domingo, foi consolidada mais uma chapa ao Executivo catarinense, encabeçada pelo deputado Gelson Merísio (PSD). O candidato a vice será João Paulo Kleinübing (Democratas), enquanto as vagas para o Senado pela composição ficaram com os ex-governadores Esperidião Amin (Progressistas) e Raimundo Colombo (PSD).

O PT também confirmou sua chapa tendo Décio Lima como candidato ao Governo do Estado e Alcimar de Oliveira a vice-governador. Para o Senado, vão concorrer Lédio Rosa de Andrade e Ideli Salvati. A disputa terá ainda outros quatro candidatos: Carlos Moisés da Silva pelo PSL, Ingrid Assis pelo PSTU, Leonel Camasão pelo PSOL e Rogério Portanova pela Rede Sustentabilidade.

Senado

Além de deputados estaduais, federais e governador, os catarinenses terão que escolher dois senadores no pleito de outubro – das três vagas que cabem ao Estado no Senado, uma é ocupada por Dário Berger, que tem mandato pelos próximos quatro anos.

Com as convenções, 12 candidaturas foram homologadas. Além dos já citados acima, vão concorrer Lucas Esmeraldino (PSL); Antônio Campos e Pedro Cabral (PSOL/PCB); Ricardo Walter Lautert (PSTU); Miriam Prochnow e Diego Oliveira De Paola (Rede Sustentabilidade).

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis