quinta-feira, 20 junho, 2024
Ultimas noticias

Tratos pelo Saneamento da Casan evitam que 200 milhões de litros de esgoto sejam despejados no ambiente

Foto: Divulgação

Com fiscalização e orientação técnica gratuita, a Casan evitou que no primeiro semestre de 2023 mais de 200 milhões de litros esgoto fossem despejados no ambiente. O trabalho é desenvolvido com os programas Trato pelo Saneamento, que estão sendo executados em cinco cidades: Florianópolis (Trato pela Lagoa e Trato pelo Capivari), São José (Trato pelo Araújo), Laguna (Trato por Laguna), Criciúma (Trato por Criciúma e Chapecó (Trato pelo Araújo).

Em todas essas cidades, aproximadamente 16 mil imóveis foram vistoriados nos primeiros seis meses deste ano, com o objetivo de verificar a ligação ao Sistema de Esgoto da Casan. Em quase 11 mil (68,7 por cento) foram identificadas irregularidades – e destes, 4 mil já providenciaram as adequações.

Os Tratos pelo Saneamento trabalham a partir de uma abordagem que mescla vistorias, orientação técnica gratuita e ações educativas. O objetivo é combater a poluição decorrente do descarte irregular do esgoto, estimular a correta ligação aos sistemas da Casan, proteger o meio ambiente, promover a saúde pública e a qualidade de vida.

“A Casan trabalha com a meta de elevar a coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado, mas a colaboração da sociedade também é fundamental para melhoria do saneamento e da saúde pública. Nossos Tratos pelo Saneamento nos ajudam na missão de conscientizar e orientar a população a usar adequadamente a infraestrutura de esgoto que a Casan implanta e opera nas cidades”, destaca o presidente da Companhia, Laudelino Bastos.

Tratos pelo Saneamento em números

Resultados de janeiro a julho de 2023

  • Imóveis vistoriados: 15.971
  • Imóveis com irregularidades: 10.984
  • Imóveis regularizados: 4.087
  • Ações Ambientais/educativas: 162
  • Litros de esgoto que deixaram de ser indevidamente descartados: 202.094.226 litros (Equivalente a aproximadamente 12.178,92 caminhões limpa-fossa com 1.500 litros cada)

Colaboração: Governo do Estado/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis