A implantação do serviço de transporte complementar alternativo de passageiros, no município de Içara, por intermédio de veículos de baixa capacidade, foi sugerida pela vereadora Sunamita Vieira de Carvalho (PSD), via indicação ao Poder Executivo. Na proposição ela apresentou um anteprojeto com o intuito de proporcionar um serviço de transporte alternativo em que interligue os bairros.
Para Sunamita Carvalho os serviços não só atenderiam por meio de rotas e horários que há muito tempo não são cobertos pelo transporte coletivo atual. “Esse novo sistema viria ao encontro do desejo de muitos cidadãos, além de fortalecer, indiretamente, o comércio local”, afirmou Carvalho.
Conforme a proposta, o serviço de transporte coletivo de passageiros na modalidade fretamento, seria prestado por empresas ou profissionais autônomos, visando satisfazer as necessidades de deslocamento dos cidadãos entre os bairros da cidade. Com a padronização dos veículos com logomarca de fácil visibilidade e numeração que identifiquem pertencer às linhas alternativas do município.
O anteprojeto também específica sobre a capacidade de passageiros, vida útil do veículo, período para realizar vistoria obrigatória e cada interessado só poderá participar na licitação de uma linha e com um único veículo. “A criação deste serviço beneficiará as empresas, trabalhadores e produtores rurais da cidade, gerando mais empregos, renda e tributos ao município”, frisou a vereadora.
Colaboração: André Dal Pont – Câmara de Içara