Projeto da Aliança Francesa da Capital acontece nesta quinta-feira, 2, no Teatro Elias Angeloni
Com uma formação inédita e homenagem ao saxofonista John Coltrane – considerado o maior sax tenor do jazz -, a próxima edição da Tournée AF | Premiére Édition ocorre nesta quinta-feira (02), no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. Todos os concertos começam às 20h e têm entrada gratuita.
Nesta edição, os músicos convidados são o saxofonista Elio Vistel, o baterista Mauro Borghezan, o pianista Edilson Forte e o contrabaixista Tiê Pereira, que se reúnem no palco pela primeira vez com essa formação. O repertório homenageia Coltrane, um dos mais importantes jazzistas e compositores do mundo, que influenciou gerações de outros músicos em diversas áreas além do jazz – Jimi Hendrix, The Doors, Erykah Badu são alguns dos artistas que declararam terem sido influenciados por ele.
“A importância do Coltrane para o jazz se deu por duas frentes – primeiro em relação aos aspectos técnicos do instrumento, pois ele elevou o nível da improvisação por meio do saxofone tenor, um instrumento muito importante para o gênero. E segundo, por conta dos desenvolvimentos que ele fez na composição”, explica Tiê Pereira, que também atua como curador musical do projeto Tournée AF.
Em 2024, o projeto realizado pela Aliança Francesa da Capital levará para quatro cidades —Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Joinville — espetáculos de música, dança e cine-concerto. Serão oito atrações diferentes a cada mês até o final do ano. Todas as apresentações são gratuitas e terão recursos de audiodescrição ao vivo.
Os ingressos podem ser adquiridos, gratuitamente, no site Minha Entrada.
Sobre o projeto
Iniciativa da Aliança Francesa de Florianópolis (AFF), a Tournée AF tem o propósito de proporcionar o intercâmbio entre artistas do Brasil e da França, além de seguir contribuindo para o fomento da cena cultural catarinense. Na Capital, a AF já é reconhecida pelo investimento em projetos de música, cinema, teatro e artes visuais.
Vale ainda destacar que cada apresentação terá vagas reservadas para ONGs que trabalham com comunidades em vulnerabilidade social. Será oferecido transporte gratuito para grupos organizados pelos parceiros.
A Tournée AF – Première Édition é um projeto cultural realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Tournée AF – Première Édition conta com o incentivo da Celesc.
SERVIÇO
Recursos de audiodescrição ao vivo
Colaboração: Tuliana da Rosa