quarta-feira, 24 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Títulos de eleitores com mais de 70 anos não estão sendo cancelados

Nas últimas semanas, notícias de que títulos de eleitores de pessoas com mais de 70 anos estariam sendo cancelados começaram a propagar pela internet. Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) esclarece que a notícia é falsa e que, na verdade, o voto para as pessoas nessa faixa etária é facultativo. Segundo o TRE-SC, mais de 400 mil pessoas, com mais de 70 anos, estão com a situação eleitoral totalmente regularizada.

“Não existe cancelamento por idade. Ainda que alguma pessoa com mais de 70 anos tenha ficado sem votar em alguma eleição, o voto é facultativo, então o título dela fica lá”, explica a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC, Renata Fávere. Ela esclarece que o cancelamento só ocorre em situações específicas, como fraude na documentação ou óbito, por exemplo.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, para os eleitores que deixaram de votar nas eleições de 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagaram a multa. Com a decisão, que considera a pandemia causada pelo coronavírus, os eleitores que não compareceram na votação de 2020, poderão votar normalmente este ano.

Renata explica que o TRE-SC possui grupos técnicos, formados por servidores especializados para combater as notícias falsas. “Sempre que é divulgada uma notícia falsa, esse grupo já levanta de imediato as informações e publica o esclarecimento pro eleitor”, finaliza.

Regularização eleitoral

O prazo para regularização eleitoral termina no dia 04 de maio. Até lá, os eleitores podem quitar as pendências com a justiça eleitoral, mudar o local de votação ou tirar a primeira via do título de eleitor. A regularização pode ser feita totalmente on-line, pelo site tre-sc.jus.br. Quem tiver dificuldade, pode ligar para o telefone 0800-647-3888, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. 

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis