Terminal Intermodal Sul de Içara deve ter obras iniciadas até o começo de 2025

Por Alexandra Cavaler

 

O Terminal Intermodal Sul (TIS) de Içara avançou importante passo para, finalmente, sair do papel. Em tratativas desde 2013, a proposta, que se apresenta como um operador logístico para dar suporte às operações de embarque e desembarque das principais empresas do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul, teve o alvará de execução assinado pela prefeita Dalvania Cardoso.

 

A obra, que deve ser iniciada no final deste ano ou começo de 2025, representa uma evolução socioeconômica do município e está localizada no bairro Esperança, às margens da BR-101, tornando-se um novo propulsor do desenvolvimento econômico da região, com a capacidade de receber até 200 contêineres de cargas diariamente. De acordo com César Longares Nunes, gestor Comercial do TIS, a expectativa para o terminal em Içara é bastante positiva.

 

“Temos uma grande expectativa para Içara, pois em uma área totalmente planejada do zero, além de permitir aumentar nossa capacidade de movimentação, certamente atrairá novas empresas/indústrias para se instalarem nas proximidades do terminal, usufruindo assim de uma logística multimodal”, explicou.

 

“São mais de quatro mil metros quadrados ao lado dos loteamentos industriais. Como o nome já diz, esse terminal fará uma conexão entre os modais de transporte marítimo, ferroviário e rodoviário. As empresas da região que exportam irão concentrar ali as cargas que serão encaminhadas ao porto de Imbituba, já que terão prioridade para embarque”, assinala Dalvania, acrescentando: “É uma vitória para o progresso de toda a região. Agradecemos ao grupo empresarial pela confiança em escolher investir em Içara. Temos um potencial enorme em virtude da nossa localização estratégica, não à toa acabamos de nos tornar a segunda maior economia do Sul catarinense”.

 

Criciúma é a única cidade catarinense com Intermodal

As projeções para a fixação do TIS em Içara foram iniciadas há 11 anos, devido ao espaço atual, no bairro Renascer, em Criciúma, não atender mais as necessidades oriundas da alta demanda. Esse é o único do modelo no estado de Santa Catarina. O mesmo movimenta, conforme Nunes, em torno de R$ 120 milhões/ano em mercadorias, entre elas material de construção civil (cerâmicas, madeiras, louças e telhas), alimentos (embutidos, arroz, mel, biscoitos), esquadrias, chapas de aço, matérias-prima para indústrias cerâmicas, bebidas (sucos, vinhos, água de coco, energéticos).

“Os setores que mais utilizam o terminal são o de cerâmica e o de arroz, atualmente em Criciúma, onde o espaço tem capacidade de absorver o fluxo de 100 veículos/dia. Lembrando que esses veículos deixam de transitar pelas rodovias para acessar ao porto de Imbituba uma vez que o trem entra direto no porto”, assinalou o gestor Comercial do TIS, César Nunes, que conclui avaliando a importância do terminal. “O TIS é fundamental para o desenvolvimento da Região Sul, atuando como um suporte ao porto de Imbituba. Atualmente somos o único terminal de contêineres de Santa Catarina, com estrutura semelhante a de um porto por meio da qual os clientes são beneficiados com uma performance e regularidade de embarques que os permitem reduzir custos nos processos de escoamento de sua produção, promovendo previsibilidade e segurança”.

 

Colaboração: jornal Tribuna de Notícias 

 

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis