Entre segunda (16) e terça-feira (17), são esperados temporais típicos de verão em Santa Catarina. Isso não significa dias inteiramente fechados ou chuvosos. O sol predomina desde as primeiras horas da manhã em todo o estado, mas entre a tarde e o início da noite há condições para a formação de temporais, que apesar de passageiros, podem ser intensos.
O risco é válido para todas as regiões catarinenses, com maior atenção para as áreas do Litoral e do Vale do Itajaí, onde os temporais podem ocorrer com maior intensidade, acompanhados de chuva forte, podendo provocar alagamentos e enxurradas pontuais. Não se descarta destelhamentos e queda de árvores, devido a ventos fortes e eventual queda de granizo;
Recomenda-se atenção redobrada durante deslocamentos no período da tarde. Em caso de chuva intensa:
- Não avance em áreas alagadas;
- Não atravesse pontes ou pontilhões submersos;
- Procure abrigo seguro durante as tempestades.
Na quarta-feira (18), permanece o risco para pancadas de chuva no período da tarde. Os temporais ocorrem de forma mais isolada e com menor abrangência em relação aos dias anteriores.
Entre quinta (17) e sexta-feira (18), a passagem de uma frente fria oceânica volta a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ainda assim, o risco para ocorrências associadas permanece baixo a moderado. Apesar de provocar uma breve mudança na direção dos ventos, a frente fria não será suficiente para romper o padrão típico de verão observado ao longo da semana, mantendo a tendência de calor e pancadas de chuva também no final de semana.
CALOR INTENSO
O calor intenso persiste em Santa Catarina ao longo de todo o período. Em todas as regiões, as temperaturas superam os 30°C no período da tarde, com máximas acima de 35°C no Extremo Oeste e em áreas do Vale do Itajaí.
Durante episódios de calor excessivo, aumenta o risco de agravamento de doenças cardiovasculares e outras condições de saúde. É fundamental redobrar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças, pessoas enfermas e pessoas em situação de rua.



















