Já parou para pensar em quanto o Tribunal de Contas de Santa Catarina produz de resíduos sólidos? Em breve, a instituição terá essa informação e poderá traçar estratégias para o uso mais consciente e eficiente e o descarte adequado de todo tipo de material.
Neste mês, o TCE/SC deu início à elaboração do seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A empresa Ambitus Consultoria Ambiental, contratada para elaborar o documento, está executando a primeira etapa do trabalho, que é um diagnóstico com as quantidades e os tipos de resíduos gerados e a forma como são acondicionados e descartados.
As instalações do TCE/SC ocupam uma área construída de 22.487,71 m², e quase mil pessoas trabalham na instituição. Mesmo assim, não havia informações sobre as quantidades diárias, semanais ou mensais dos diferentes tipos de resíduos gerados na sua sede. Logo essas informações serão apresentadas pela empresa.
“A implementação do PGRS permitirá ao Tribunal ir além da destinação correta dos resíduos, atuando proativamente para reduzir a geração. Essa mudança estratégica, alinhada aos objetivos da Comissão Ambiental, Social e de Governança (ASG), impacta positivamente o meio ambiente e consolida a imagem do Tribunal como instituição sustentável”, destaca Marina Ferraz de Miranda, coordenadora da Comissão.
A contratação do PGRS foi uma iniciativa da comissão ASG.
Próximas etapas
Após a realização do diagnóstico e elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, as próximas etapas serão:
– Implantação do PGRS;
– Treinamento de servidores e colaboradores, para o manejo de resíduos;
– Realização de palestras e eventos para conscientização e educação ambiental;
– Monitoramento do PGRS.
O valor total do contrato é de R$ 30 mil e inclui a execução de todas as etapas citadas. A implantação do Plano deve ocorrer até o fim deste ano. As fases de treinamento, palestras e monitoramento serão executadas em 2025.