A Prefeitura de Içara passa a contar com um sistema informatizado para administrar os cemitérios Bom Pastor, do bairro Primeiro de Maio e o Cemitério Sagrado Coração de Jesus, em Vila Nova. As documentações que eram armazenadas em papel, agora serão inclusas em um sistema que permitirá maior agilidade e organização para familiares e para a administração.
De acordo com a diretora de recursos, Dóris Iolanda Dagostin, todos os lotes foram cadastrados por meio de georeferenciamento. “Os jazigos foram medidos e receberam placas de identificação. Agora precisamos atualizar os cadastros, onde constarão os dados do responsável pelo lote e capela, e as informações das certidões de óbito”, explica Dóris.
Para realizar o cadastro e emitir o boleto, que poderá ser parcelado, o contribuinte deverá se dirigir a partir do dia 2 de maio, até os cemitérios, quando receberão o número da quadra e lote onde o ente querido está sepultado. Em seguida, no Paço Municipal, para retirar o boleto, o cidadão deve comparecer com os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, atestado de óbito do falecido (se tiver) ou outro documento.
O sistema será disponibilizado no site da Prefeitura (www.icara.sc.gov.br), onde poderão ser realizadas as consultas. “Nesta segunda etapa, os cidadãos terão acesso a informações de localização onde o ente querido está sepultado, além de dados sobre o falecimento, por exemplo,”, completa a diretora.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI