Com a crise interna que levou ao fechamento do Hospital Regional de Araranguá, o Hospital São Donato, de Içara, acabou precisando absorver parte da demanda do Extremo Sul do Estado, sobretudo de pacientes da obstetrícia e de urgência e emergência.
Para a unidade são encaminhados os casos de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois os de alta complexidade são atendidos pelo Hospital São José, de Criciúma.
A situação preocupava o gerente administrativo do hospital içarense, Júlio De Luca, uma vez que o São Donato nesta época do ano já registrava aumento na demanda devido à temporada de verão, quando a região recebe turistas e os acidentes de trânsito também são mais frequentes.
Esse quadro, no entanto, está prestes a melhorar, pois o impasse que impedia o funcionamento do HRA está superado e a unidade deve retomar o atendimento na próxima semana.
Na quinta-feira, dia 11, o representante do Instituto Ideas, contratado emergencialmente pela Secretaria de Estado da Saúde para gerir o Regional de Araranguá, recebeu as chaves da unidade hospitalar das mãos do oficial de Justiça.
Já nessa sexta-feira, dia 12, técnicos da secretaria e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, coordenados pela gerente Regional de Saúde, Patrícia Paladini, iniciaram o levantamento de materiais, equipamentos e insumos.
Os funcionários, que ocupavam as dependências do hospital, decidiram em assembleia suspender o movimento motivado pela falta de pagamento dos salários e rescisões. A Justiça determinou o bloqueio de bens para garantir a quitação, mas o quadro de colaboradores deve perder cerca de 100 profissionais.
Com informações da Secom/Governo do Estado