A Ferrovia Tereza Cristina (FTC), em parceria com entidades da segurança pública da região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), realizará um simulado de acidente rodoferroviário na próxima terça-feira (24), às 9h30, na Passagem em Nível (PN) localizada no KM 049+027, na rua Canadá, bairro Passagem, em Tubarão. O objetivo da ação é alertar a população sobre os cuidados necessários ao cruzar os trilhos e testar a capacidade de resposta das equipes de emergência.
O simulado reproduzirá uma colisão entre uma locomotiva e um veículo de passeio, com vítima aparente, criando uma situação de emergência para impactar motoristas, pedestres e ciclistas sobre os riscos de desrespeitar as sinalizações de trânsito. A iniciativa integra as ações da Semana Nacional do Trânsito e terá a participação da Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Ao mostrar de forma realista o que pode acontecer, sensibilizamos as pessoas sobre a importância de respeitar as placas e agir com responsabilidade ao transpor os trilhos. Além disso, o simulado vai permitir que as equipes trabalhem de forma integrada, aprimorando suas habilidades para responder a acidentes reais com agilidade e eficiência”, afirma o engenheiro da FTC, André Mendonça Guaresi.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que se deslocam sobre trilhos, como os trens, têm prioridade em relação aos demais. Deixar de parar o veículo antes de cruzar a linha férrea, além de colocar a vida em risco, é uma infração gravíssima, sujeita a multa e outras penalidades.