O Governo Municipal de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) e com o Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi), realizou um levantamento inédito sobre o número de cães e gatos presentes no município. O trabalho foi feito com o apoio das agentes comunitárias de saúde, que passaram por todas as comunidades para registrar as informações. Ao todo, o levantamento identificou 2.720 cães e 1.148 gatos no município. Desse total, 1.269 cães e 690 gatos já estão castrados.
A ação visa identificar a quantidade, já que, todos os meses, o município realiza mutirões gratuitos de castração, que garantem a esterilização, microchipagem e atendimento pré e pós-operatório dos animais. Em março deste ano, foi realizada a sexta edição do mutirão, que chegou à marca de 230 animais castrados no município desde o início da ação.
O levantamento é inicial, pois, de acordo com o presidente da Famsid, Vinicius Pasquali Antunes Pinto, ainda representa uma parcela pequena da realidade. “O censo será realizado mensalmente com o apoio das agentes de saúde. Já a castração sabemos que é de extrema importância, pois, além do controle populacional dos animais, também previne algumas doenças, prolonga a vida média dos pets e os deixa mais calmos”, destacou.
“Conforme a secretária de Saúde de Siderópolis, Tayná Consoni, o levantamento é necessário porque, após a identificação dos animais e seus tutores, é possível saber quais já foram castrados. “Assim, teremos uma noção mais clara de quantos animais ainda precisam ser castrados, além de facilitar o contato com os tutores para o agendamento do procedimento”, destacou.
Mutirão de castração
O próximo mutirão já tem data marcada, será realizado nos dias 28 e 29 de abril, com 90 vagas abertas, 45 para cada dia. Os cadastros devem ser feitos diretamente na sede da Famsid, mediante apresentação de documento com foto, comprovante de residência e inscrição no CadÚnico da Assistência Social.
“Quem adotou um animal de rua também pode procurar a Famsid para, junto ao fiscal de bem-estar animal, avaliar a possibilidade de liberação da castração gratuita”, explicou Vinicius. Para aqueles que não se enquadram no critério de renda, há ainda a opção da castração social, com valores acessíveis, que variam de R$ 190 a R$ 250, conforme o peso do animal.
Combate ao abandono
Além das ações de castração, o município também dará início à fiscalização de casos de abandono de animais. A Prefeitura reforça que abandonar animais é crime e que serão tomadas medidas para coibir essa prática. Paralelamente, será realizada uma campanha educativa para conscientizar a população sobre a guarda responsável e os impactos do abandono tanto para os animais quanto para a saúde pública.
O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, reforçou a importância da iniciativa. “Vamos continuar apoiando ações como esta, que beneficiam não só os animais, mas a saúde pública de toda população. É importante dar amparo aos pets que precisam da nossa ajuda”, afirmou.
Colaboração: Decom PMS