quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

Setembro Amarelo promove ações para prevenir o suicídio

Homicídios e acidentes de trânsito são as causas de mortes violentas mais relatadas na região, no entanto, há um número ainda pouco divulgado, mas que é muito preocupante. Trata-se dos casos de suicídio, tanto os consumados quanto as tentativas. E a região carbonífera vem verificando queda nesses registros, através da ampliação do atendimento. Essas ações, com foco sobretudo à prevenção, ganham espaço neste mês, durante o Setembro Amarelo.

Conforme dados do Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma, em 2010 foram 61 casos de suicídios consumados nos municípios da região. No último ano, as ocorrências diminuíram para 43. Embora continue sendo um número alto, em seis anos registrou-se uma queda de 29,5%. Neste ano, até o último dia 31, foram 31 casos de mortes confirmadas pelo IML como suicídios.

“Esses números são assustadores, mas ainda temos que considerar que também há acidentes de trânsito e afogamento que tiveram indícios de suicídio na ocorrência, mas que acabam não entrando nos números de suicídio, mas sim nos números de acidentes de trânsito e de afogamento”, comenta o presidente da Cruz Vermelha de Criciúma e funcionário do IML, Almir Fernandes.

Ele ainda destaca as tentativas realizadas. Conforme Fernandes, entre 2012 e 2016 ocorreram 204 casos consumados na região, mas ao mesmo tempo houve 818 tentativas registradas. “O que vale dizer é que temos um histórico em que 90% dos que morreram de suicídio tiveram tentativas anteriores.  Está bem claro que quem tenta, se não receber tratamento, certamente estará nas estatísticas das próximas vítimas, infelizmente”, relata.

Somente a efeito de comparação, em 2016, Içara e Criciúma, os dois maiores municípios da região, tiveram 35 casos de homicídio, ou seja, número semelhante ao de suicídios contabilizados. “As ocorrências de suicídio ocupam entre o segundo e o terceiro lugar como as principais causas de mortes na região”, alerta Fernandes.

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis