Esta sexta-feira, dia 11, é Dia Nacional de Greve, ato promovido por integrantes do movimento sindical brasileiro em protesto contra as reformas que estão sendo promovidas pelo presidente da República, Michel Temer, em especial a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 (hoje PEC 55), conhecida como a PEC do Teto de Gastos. E a região não ficará de fora dessa mobilização, inclusive, com a previsão da participação de içarenses e rinconenses.
“Em um acordo entre todos os sindicatos da região, foi optado por fazer um ato regional e por conta disso a mobilização ocorrerá em Criciúma. Optamos desta forma para que não haja vários atos pequenos e isolados, mas sim um que realmente chame a atenção. Será um dia inteiro de mobilização”, comenta a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara e Balneário Rincão (Sindserpi), Edna Benedet.
Os atos acontecem durante todo o dia, a partir das 8h na Praça Nereu Ramos, com concentração nas proximidades da Casa da Cultura. Embora inicie pela manhã, a principal ação ocorrerá às 16h. O Sindiserpi disponibilizará ônibus aos manifestantes, com saída às 14h da prefeitura de Balneário Rincão e às 14h30 em frente ao sindicato em Içara. “Quem tiver como ir de outro meio e quiser ir antes, fizemos o convite. Será um dia intenso”, projeta Edna.
Quanto à quantidade de participantes, Edna não sabe precisar, entretanto, ela afirma que será o suficiente para o comprometimento de alguns serviços públicos. “Mobilizamos toda a categoria para que pare neste dia e o que estamos sentindo é que a adesão será grande, tanto que vários locais terão atividades paralisadas. Em Içara teremos escolas e creches sem atendimento, assim como no Balneário Rincão. Outros setores também terão atividades paralisadas”, pontua a sindicalista.
Especial Jornal Gazeta



















