Na sexta-feira, 3, Braço do Norte sediou o 1º Seminário Estadual de Patrulhamento Tático, que também marcou os 10 anos da Guarnição de Patrulhamento Tático Motorizado (Tático) do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O encontro reuniu policiais militares de todo o Estado de Santa Catarina para debater estratégias, trocar experiências e fortalecer o trabalho das unidades especializadas.
Na ocasião, os antigos e o atuais integrantes do Grupo Tático, além de autoridades e palestrantes, receberam homenagens pelo serviço prestado e pela participação na história da equipe.
O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Emerson Fernandes, que apresentou o atual cenário da corporação, além do oficial comandante da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP), tenente-coronel Vergílio Corrêa Mariano, que compartilhou suas experiências e reforçou a importância da integração e do aperfeiçoamento das ações táticas.
Ao longo do seminário, foram discutidos temas como o enfrentamento às organizações criminosas, os desafios da atuação em áreas ocupadas de maneira irregular, operações em áreas de fronteira e a experiência da equipe tática de Braço do Norte. O evento foi coordenado pelo 35º BPM, sediado em Braço do Norte em conjunto com o 1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR), de Joinville, guardião da doutrina de patrulhamento tático na PMSC.