O projeto Sementes do Futuro, do Circo de Teatro do Biriba, tem transformado a rotina de escolas de Santa Catarina ao unir teatro popular, conscientização ambiental e participação ativa dos estudantes. Com uma narrativa construída a partir do diálogo entre a Professora Kátia e o aluno Biriba, a peça mostra como atitudes simples podem gerar mudanças reais no cuidado com o planeta. A circulação gratuita tornou-se possível graças à aprovação simultânea pela Lei Rouanet e pelo Programa de Incentivo à Cultura do Estado (PIC-SC).
A iniciativa já demonstra impacto expressivo em Santa Catarina. Pelo PIC-SC, o projeto alcançou 10 municípios, com 80 apresentações, atendendo 82 escolas e mais de 12.500 estudantes. No âmbito federal, pela Lei Rouanet, foram realizadas 32 apresentações em 2024, contemplando 7 municípios, 42 escolas e público superior a 6.090 alunos. Em 2025 a projeção foi ainda maior, pois foram 47 apresentações, 6 municípios, 27 escolas e cerca de 6.530 crianças e adolescentes alcançados. Com isso, o projeto já atingiu 25.120 crianças de escolas públicas municipais, estaduais, particulares e Apae’s.
A produtora e atriz Leila Simionato explicou que o projeto foi estruturado para garantir que todos os alunos das redes municipais tivessem acesso às apresentações. “Os espetáculos eram em cidade alternadas e sempre com a Secretária de Educação para que todas as escolas dos municípios pudessem participar, geralmente de 8 a 10 sessões conforme o número de alunos”, afirmou.
O formato da peça também foi pensado para envolver as crianças de forma direta, criando um ambiente de participação e aprendizado. “A linguagem é simples de uma forma que os alunos entendam, participam de cada ação e mostramos que pequenos hábitos diários podem fazer a diferença”, explicou Geraldo Santos Passos, o Palhaço Biriba.
A essência do Teatro Biriba, que há mais de cinco décadas utiliza o humor como ferramenta de educação, também está presente no espetáculo. “O teatro continua sendo um espaço de transformação. O personagem do Palhaço Biriba quer mostrar que todos somos capazes de mudar, transformar o mundo com atitudes simples, cada um é responsável pelo lugar que vive”, ressaltou Biriba.
Ao comentar a escolha pelo tema ambiental, Leila e Geraldo Passos explicam que o projeto existe desde 2014, mas apenas em 2023 foi inscrito nas leis de incentivo, justamente porque a equipe considerou necessário ampliar o alcance da mensagem para crianças em fase de formação.
“Achamos necessário trabalhar com este tema com crianças pois elas estão em desenvolvimento, conhecimento podem ter atitudes e hábitos mais sustentáveis. O propósito é inspirar responsabilidade nas novas gerações, estimulando mudanças dentro e fora da escola. A mensagem que queremos deixar é que somos responsáveis pelas nossas ações e podemos mudar e transformar onde vivemos, seja a nossa casa, rua e cidade”, declarou Geraldo Santos Passos.
Incentivo à cultura e responsabilidade social
A Copaza é uma das empresas apoiadoras do projeto Sementes do Futuro via Lei Rouanet, reforçando seu compromisso com iniciativas que geram impacto educativo e social. A diretora Ana Luiza Zanatta destacou que o projeto se conecta diretamente aos valores da empresa, que entende a cultura como ferramenta de transformação.
“Acreditamos que investir em cultura é investir em pessoas. O projeto Sementes do Futuro nos chamou a atenção por estar alinhado com nossos valores. Ele promove educação, consciência social e sustentabilidade de forma lúdica e acessível. O que mais nos encantou foi a capacidade do Teatro Biriba de transformar temas importantes em experiências envolventes. O Sementes do Futuro une arte, humor e reflexão, tornando o aprendizado prazeroso para crianças, jovens e adultos”, ressaltou.
A diretora reforçou ainda que iniciativas como essa não impactam apenas as escolas, mas também atingem famílias inteiras, gerando um movimento de conscientização coletiva. “Temos um projeto que é o Semente e que levamos essa cultura para dentro das escolas e por consequência na comunidade como um todo, já que as crianças conseguem envolver suas famílias. O apoio à cultura não é apenas uma ação social, é um investimento na comunidade e no futuro. Convido outras empresas a conhecerem mais de perto iniciativas como essa”, concluiu.
Expectativa para 2026
Com a boa recepção do público e das escolas, o Teatro Biriba já prepara a continuidade do projeto para 2026, com expansão para novos municípios e aumento do número de apresentações. A equipe trabalha na captação de patrocinadores via leis de incentivo para garantir que o projeto continue sendo gratuito. “Para o ano de 2026 temos mais um projeto Sementes do Futuro no qual estamos em busca de empresas. Temos a previsão de realizarmos 48 apresentações com um público de 8.000; serão 6 municípios”, informou Leila.
Além da ampliação territorial, o grupo pretende levar o espetáculo para outras regiões do estado por meio de novos incentivos culturais. O objetivo é alcançar diferentes realidades sociais de Santa Catarina. “Vamos levar o Sementes do Futuro para outras regiões de Santa Catarina. Pela Lei Rouanet, vamos sair do Sul Catarinense e ir para a Região Serrana e para algumas cidades do Meio-Oeste”, acrescentou.
O Teatro Biriba também se prepara para um novo capítulo em sua história com o início de um trabalho permanente de formação artística. Em Morro da Fumaça, o grupo vai oferecer oficinas e cursos para jovens e adultos, consolidando um espaço de aprendizado e cultura. “Serão ministrados cursos e oficinas de teatro e circo em Morro da Fumaça, onde vamos fundar a Escola de Artes Biriba”, anunciou.


















