A programação da 1ª Semana Municipal de Valorização da Família de Içara, abriu o horário político da sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 09. A Secretária Municipal de Administração, Elisangela Zanolli Vieira Manarim, divulgou as ações organizadas pelas secretarias de Assistência Social, de Educação, de Saúde e as fundações de Meio Ambiente, Cultura e Esporte, além das igrejas e a comunidade.
“A abertura da semana ocorreu nesta segunda-feira, o evento se estende até o próximo domingo, dia 15. Nesse período haverá uma série de atividades integradas com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e proporcionar a valorização da família enquanto base da sociedade”, comentou Elisangela.
Na sequencia, quem utilizou o espaço da tribuna foi o Secretário Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Duca Zata, que explanou sobre os programas e atividades da pasta. Entre os programas desenvolvidos pela secretaria destaque ao Acessuas Trabalho, onde foram oferecidos cinco oficinas para preparação ao mundo do trabalho, que já atendeu 93 adolescentes.
“A maioria desses adolescentes foram levados ao mercado de trabalho e muitos já estão com suas carteiras de trabalho assinadas, pelo programa Jovem Aprendiz ou em estágios oferecidos pelas indústrias e comércio da região”, informou Zata.
Ele ainda destacou a importância de capacitar as pessoas para o mundo do trabalho. “Os cursos de qualificação profissional em parceria com o Senai, Senac, IFSC e outros órgão, assim como as carretas itinerantes, projeto de formação de manicures são ações para formação de profissionais em diversas áreas”.
Também foram abordados as atividades dos CRAS Jaqueline e Esplanada, CREAS, proteção social especial de alta complexidade, programa AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), habitação, projeto João de Barro, aluguel social e cesta verde.
“Parabenizo pelas atividades na valorização da família e aos serviços da Secretaria de Assistência Social, muito importante para a vida das pessoas, principalmente as mais carentes”, finalizou o presidente do legislativo Itamar da Silva (PP).
Colaboração: André Dal Pont/Câmara de Içara