Semae marca presença na 114ª reunião da Abema realizada pela primeira vez em Santa Catarina

Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) participou, juntamente, com o Instituto do Meio Ambiente (Ima), do evento promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que reúne secretários e presidentes de entidades estaduais do Meio Ambiente de todo o país. O encontro contou com a abertura do secretário da Semae, Ricardo Guidi e é a primeira vez que Santa Catarina sedia uma reunião ordinária da Abema.

“É um privilégio estar recebendo representantes de todos os Estados para discutir o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil e de nosso Estado. A preocupação ambiental é uma responsabilidade não só do Governo, mas de todos. Nós, da Semae, juntamente com o governador Jorginho Mello, vamos criar políticas públicas para proporcionar um ambiente mais seguro e responsivo para as próximas gerações. Reconhecemos o nosso papel estratégico na promoção da adaptação aos eventos climáticos, na adoção de um modelo de desenvolvimento de baixo carbono, além de garantir a criação de empregos, conservação dos recursos naturais e redução das desigualdades”, destaca.

Participaram também, representando a Semae, o secretário adjunto, Guilherme Dallacosta, a gerente de Integração e Planejamento Ambiental, Monica Koch e a gerente de Clima e Energia, Cristiane Casini Bitencourt. A 114ª reunião ordinária da Abema termina nesta quinta-feira, 24, mas as visitas técnicas pelo Estado seguem até domingo, dia 27.

A gerente de Integração e Planejamento Ambiental, Monica Koch, apresentou sobre o trabalho que o Estado vem realizando no Projeto Orla, que tem objetivo de disciplinar de maneira integrada e participativa o uso e ocupação da orla marítima. Santa Catarina tem sido referência para outros estados na discussão do desenvolvimento costeiro. Desde 2005, existe a Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla, coordenada pela Semae, em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União no estado.

Já a gerente de Clima e Energia, Cristiane Casini Bitencourt, fez uma breve apresentação sobre os trabalhos realizados pela Câmara Técnica do Clima da Abema, dando ênfase ao Roadmap – uma ferramenta de monitoramento dos 17 compromissos da Carta dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente pelo Clima. A execução desse trabalho serve de apoio ao planejamento e avanço dos programas e ações de cada estado na área de mudança do clima, e também visa a sistematização de informações, facilitando a consulta e a troca de experiências. Após o preenchimento do Roadmap por todos os estados, será realizada uma análise de dados pela GIZ e elaboração do Relatório 2023 e um Resumo Executivo para apresentação na COP28.

Sobre Abema

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que conta com a participação de representante dos órgãos estaduais de meio ambiente, presente nos 26 Estados e no Distrito Federal.

Reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

Colaboração: Governo do Estado/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis