Home Segurança Vigilância Sanitária apreende ovos na Feira da Agricultura Familiar

Vigilância Sanitária apreende ovos na Feira da Agricultura Familiar

2178

A Feira da Agricultura Familiar de Içara foi alvo de fiscalização na sexta-feira, dia 26, por parte da Vigilância Sanitária do município. A ação encerrou com a apreensão de oito dúzias de ovos caipiras, além de ovos de codorna, que estavam sendo comercializados de forma irregular. “Foi um caso isolado, até porque nós da Vigilância Sanitária temos uma parceria com a Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) para que todos os produtos possam ser comercializados dentro do padrão”, informa o coordenador da Vigilância Sanitária, Gilmar Ghislandi.

Segundo ele, o acompanhamento realizado com os agricultores é constante, exatamente para evitar casos como o registrado na sexta-feira. “Nosso desejo não é recolher material, não é aplicar multa. Tanto que sempre estamos acompanhando, passando orientações aos agricultores em conjunto com a Coopafi. Foi dado um prazo para que fossem resolvidos todos os casos de rótulo e nessa fiscalização que fizemos foi encontrado este produto sem a identificação necessária, então tivemos que realizar esta ação”, aponta.

Ghislandi ainda salienta que todos os demais produtos que estavam sendo comercializados na feira obedeciam as normas para a venda. “Todos estão com o registro que é necessário, obedeceu-se todas as orientações que foram dadas. Foi realmente apenas um caso isolado”, reforça o coordenador. O destino desses ovos recolhidos pela Vigilância deve ser o aterro sanitário, já que sem a identificação de procedência não pode ser comercializado e/ou consumido.

 

Especial Jornal Gazeta