quinta-feira, 28 março, 2024
Ultimas noticias

Normas são revisadas para facilitar regularizações de prédios

Quatro normas do Corpo de Bombeiros já foram simplificadas em Santa Catarina. E mais oito estão em fase de revisão, por exemplo, dos sistemas de saída de emergência, alarme e detecção de incêndios, para-raios, chuveiros automáticos, eventos transitórios, brigadas de incêndios, instalações de gás combustível e terminologias contra incêndios. “Para edificações anteriores a 2013 há então algumas compensações possíveis”, afirma o comandante, tenente Renan Silvério da Rosa Fernandes.

As dificuldades na regularização de edificações em Içara foram apresentadas na Câmara de Dirigentes Lojistas na tarde desta segunda-feira, dia 21. A explanação foi requisitada pela entidade devido a demanda de adaptações necessárias nos prédios para a obtenção de alvarás. “Um dos principais problemas que tínhamos era a solicitação da aprovação do projeto após a construção. O objetivo é que haja a liberação antes da edificação. Hoje já funciona assim”, exalta.

“A gente já faz mais atendimentos em prevenção do que emergências”, completa o comandante. “Atualmente não temos nenhum projeto atrasado. O que pode ocorrer é ter projeto com devolução e necessidade de retorno”, acrescenta o subcomandante, tenente Arthur Eugênio da Silveira Júnior. Segundo ele, para os autônomos a emissão do alvará já é realizada no mesmo dia. Já as vistorias das edificações estão concentradas no Poder Público para depois ocorrerem também nas empresas.

“Com esta conversa conseguimos esclarecer dúvidas que auxiliarão a elaboração dos projetos”, enaltece o presidente da CDL, Alexandre Fernandes. O encontro envolveu também representantes da Apae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, União das Associações Comunitárias de Içara, Sindicato dos Servidores Públicos, Conselho Comunitário de Segurança, Associação Empresarial, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Poder Executivo e profissionais ligados a construção civil.

 

Colaboração: Lucas Lemos/Inoova Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis