Home Balneário Rincão Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram no combate a incêndio em Balneário...

Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram no combate a incêndio em Balneário Rincão

974
Em vermelho, a área que o incêndio estaria restrito pelos aceiros

A equipe do recém inaugurado posto avançado do CBMSC de Balneário Rincão (inaugurado em 30/12/21) foi acionada neste sábado (01/01) para combater incêndio em vegetação nas dunas entre o Rincão Norte e a Barra do Torneiro.

Devido à variação do vento foi necessário o apoio do quartel de Içara, com mais um caminhão de combate a incêndio.

Ao anoitecer, as equipes (cinco bombeiros no total) ainda continuavam no combate ao incêndio, mas por causa da falta de visibilidade, a irregularidade do terreno e à dificuldade de acesso aos focos os trabalhos foram paralisados às 20h45. De acordo com os membros da equipe o local tem aceiros* naturais capazes de limitar a queima na área que não possui edificações, apenas dunas e suas vegetações.

*Aceiros são uma das técnicas de controle de incêndios florestais que consistem na abertura de linhas dentro de vegetações de forma que não haja material combustível que permita a propagação do incêndio.

No caso em questão, os aceiros existentes são duas vias de trânsito, a Barra do Torneiro e a própria faixa de areia da praia, entre os quais se verificou que o incêndio tem grande probabilidade de ficar contido (conforme imagem em anexo).

A causa do incêndio é desconhecida, porém, devido à falta de chuvas, a vegetação encontra-se bastante seca, o que favorece a propagação do incêndio após o contato com algum foco inicial, tal como uma fogueira ou limpeza de terreno com fogo que sai de controle.

Colaboração: Alexandra Cavaler com informações do CBMSC