Home Segurança Comandante de Içara coordena curso de busca e resgate para bombeiros do...

Comandante de Içara coordena curso de busca e resgate para bombeiros do estado

34

O comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, Major Renan Fernandes, coordena o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CBREC), que acontece desde ontem (1) no município de Tijucas. Participam da capacitação integrantes das Forças-Tarefa (FTs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), entre eles dois do 4BBM, que compreende 25 municípios de Urussanga a Passo de Torres.

Segundo o Major Fernandes, o curso visa a formação das forças-tarefa, “que são equipes especializadas para atuar em situações de desastre, intervenção em áreas deslizadas, combate a incêndio florestal e também no BREC. Os ensinamentos, em sua maioria em aula prática, vão desde o acesso a estruturas colapsadas, escoramento de estruturas instáveis, rompimento de lajes… De maneira que se consiga acessar e extrair a vítima no menor tempo possível”, explicou.

O curso tem duração de 70 horas e acontece no Centro de Treinamento para Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CTBREC), anexo ao quartel do CBMSC em Tijucas. O espaço foi desenvolvido para ser referência, tanto em âmbito estadual como nacional e teve como exemplo o modelo desenvolvido em países como Chile, Equador, Colômbia e Guatemala, todos com alto índice de eventos sísmicos e recorrência nesse tipo de atendimento. 

Em 2022 o CBMSC vai capacitar 48 bombeiros militares para operações de BREC, divididos em 2 turmas. Com a formatura dos novos “Brequianos”, a corporação passará a contar com capacidade total de operação para este tipo de ocorrência em todos os Batalhões do Estado.

Alexandra Cavaler – Redação Içara News

Informações: Centro de Comunicação Social CBMSC

Imagens enviadas pelo Major Fernandes