As ações de patrulha em áreas rurais do município de Içara serão reforçadas. O objetivo é evitar furtos e roubos, principalmente às ocorrências relacionadas com o abigeato, furto e abate de gados. Além disso, os vereadores irão apresentar um requerimento para a Secretaria de Estado da Segurança Pública solicitando mais efetivo para as polícias civil e militar.
Em reunião nesta quarta-feira (2), na Câmara Municipal, para tratar sobre a segurança púbica, o comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Moreno Persson, informou que o município já possui uma ronda rural com 43 famílias cadastradas, mas a intenção é abranger mais propriedades. “Juntos com o programa Rede de Vizinhos vamos buscar ampliar a ostensividade e orientação, pois a Polícia Militar vai receber novos policiais”, informou Persson.
A Polícia Militar comunicou que a Prefeitura Municipal já está em processo de licitação para aquisição de novas câmeras de segurança. “Serão câmeras com a tecnologia OCR (sigla em inglês, para Reconhecimento Óptico de Caracteres), permitindo monitorar e analisar imagens instantaneamente e verificar em tempo real diversas ilegalidades”, disse o comandante.
Para o delegado Rafael Marin Iasco, a cidade precisa urgentemente aumentar seu efetivo de policiais. “O município cresce muito e isso traz progresso, mais junto vem os problemas. Pela falta de efetivo infelizmente conseguimos apenas investigar os casos mais graves”, lamenta Iasco.
O proponente da reunião vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), destacou que o legislativo vai lutar por mais investimentos na segurança pública. “Vamos pedir junto ao Governo do Estado mais efetivo, com a implantação de novas delegacias para atender as demandas da cidade”.
Também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
Colaboração: André Dal Pont/Câmara Municipal de Içara