A Copa do Mundo de Futebol 2018 está chegando. Inicia na próxima semana e mais uma vez com a participação da Seleção Brasileira. Tradicionalmente, os jogos do país na competição intercontinental fazem com que alguns serviços sejam afetados, para que os trabalhadores tenham condições de assistir às partidas. No caso do comércio de Içara, ainda não há uma definição de como ficará a situação.
“Há uma divisão muito grande sobre o que deve ser feito nos dias dos jogos do Brasil, então por conta disso até o momento não houve uma definição se ficará aberto ou fechado, pois não há um consenso. Por isso ao longo desta semana está sendo realizada uma pesquisa, para saber a opinião. E com base nessa pesquisa, os lojistas avaliam na próxima segunda-feira, em reunião, o que deve ser feito”, informa o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Paulo Brígido.
Ele destaca que a decisão sempre foi por tornar livre a opção por parte dos comerciantes, algo que novamente se apresenta com a principal possibilidade. “Até pensou-se em fechar o comércio nos horários dos jogos e torná-las em horas a ver. Pensou-se em deixar a loja aberta em todos, mas possibilitando aos funcionários que vejam o jogo. Mas nenhuma das propostas avançou. Vamos detalhar esta situação somente na segunda-feira”, reforça.
A divergência, no entanto, está somente na questão do comércio de uma forma geral. Em relação aos supermercados, já há uma decisão para que eles fiquem abertos normalmente no momento dos jogos. “A divergência maior acontece exatamente pelo fato de os supermercados estarem abertos”, declara o vice-presidente da CDL.
Datas
Como a Copa do Mundo de Futebol este ano será na Rússia, em função do fuso-horário os jogos do Brasil devem ser transmitidos entre às 7h e às 16 horas, portanto, ficando sempre entre horários de trabalho.
E a Seleção Brasileira terá pelo menos três partidas na competição. A estreia do Brasil está marcada para o dia 17 (domingo), às 15 horas, diante da Suíça. O segundo jogo será no dia 22 (sexta-feira), às 9 horas, contra a Costa Rica. O país fecha a participação na primeira fase no dia 27 (quarta-feira) diante da Sérvia, às 15 horas. Se passar de fase, a Seleção voltará a campo no dia 2 de julho (segunda-feira) ou no dia 3 de julho (terça-feira), às 11 horas. Os bancos funcionarão em horário especial durante a Copa do Mundo.
Especial Jornal Gazeta