quinta-feira, 28 novembro, 2024
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Secretarias Municipais devem ser centralizadas

Não é de hoje que um grande problema na Administração Municipal é a distância entre alguns setores que costumam ter ligações. Visando mudar esse panorama, está sendo estudada a possibilidade de centralização de nove setores. Como o atual prédio da Prefeitura não comporta todas as pastas, algumas delas estão deslocadas, porém ficaram longe uma das outras.

“A Prefeitura está em fase de negociação quanto ao local que abrigará os setores. Acreditamos que até na próxima sexta-feira esteja tudo definido. Depois de conseguirmos isso, faremos um cronograma de ações para passar esses setores ao novo local”, coloca o secretário de Planejamento e Controle Interno de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior.

O local que está sendo pretendido é um galpão na área central de Içara, às margens da Ferrovia Tereza Cristina que inclusive, já está passando por reforma. “Queremos centralizar o maior número de atividades para que as pessoas não tenham tanto deslocamentos como ocorre atualmente. Este é um desejo da Administração já há um bom tempo”, apresenta o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.

Com relação a datas para que isto aconteça ainda não há nada previsto. “Torço para que tudo dê certo, porque será melhor tanto para o funcionalismo público, quanto para a população que necessita da prestação desses serviços”, destaca o chefe do Poder Executivo municipal.

Lodetti exemplificou uma das necessidades para que seja realizada a centralização. “Os locais em que os setores estão situados atualmente são bons, mas muitas vezes surgem as situações da distância. Por exemplo, um contribuinte faz algo na Fundai (Fundação do Meio Ambiente), no bairro Primeiro de Maio, mas depois precisa dar sequência ao assunto na Secretaria de Planejamento, que fica no Liri. Isso causa algumas implicações”, coloca o secretário de Planejamento.

Sugestão

Atualmente, há uma sugestão de concentração de secretarias neste novo local sendo planejado. De acordo com Lodetti, a busca é para que passe a compreender as secretarias de Articulação Estadual e Nacional, e, Planejamento e Controle Interno; as fundações de Meio Ambiente (Fundai) e Cultural (FCI); o Procon; além da Casa do Professor, Setor de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) e dos depósitos Central da Saúde e da Merenda Escolar.

“Quanto aos setores, ainda é algo pré-maturo, estamos conversando com os responsáveis por esses setores para ver a posição deles. A Cultura, pelo primeiro contato, pode ser que não ingresse a essa mudança devido ao tamanho do espaço que será oferecido. Mas tudo isso ainda está sendo conversado”, comenta o secretário de Planejamento.

Além dos nove setores que incluem o primeiro planejamento, a pretensão é de que o novo espaço também passe a contar com um auditório disponível para 120 pessoas, para futuros eventos e reuniões.

Uma das preocupações refere-se a local para estacionar os veículos. Mas, na previsão do secretário de Planejamento, não haverá este problema. “Quanto aos estacionamentos acredito que não teremos problemas, Já há uma programação de alteração no sentido das ruas Virgílio Colonetti e Olívio Pavei, o quê fará com que surjam mais vagas de estacionamentos”, destaca Lodetti.

 

Especial Jornal Gazeta 

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