A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara promove na próxima semana o primeiro Natal das Etnias. A proposta está inserida no projeto Etnia na Escola e tem como objetivo apresentar à população a tradição da comemoração do Natal nas culturas colonizadoras do município: Açoriana, Afro, Italiana e Polonesa.
A etnia italiana se apresenta no dia 7, na Central do Giassi às 14h, na Farben às 14h30 e no Paço Municipal às 15h15. Já na terça-feira, dia 8, será a vez da etnia açoriana levar sua cultura natalina á empresa Cardial às 14h, no Paço Municipal às 15h e no Giassi Supermercado às 15h30.
A cultura afro fará apresentações na quarta-feira, dia 9, passando pelo Paço às 13h30, no Giassi Supermercados às 14h e na Cooperaliança e comércio da região central às 14h30. O Natal polonês será mostrado na quinta-feira, dia 10, com inicio às 14h na empresa Budny, às 14h30 na Usipe e às 15h15 no Paço Municipal.
O Natal das Etnias encerra na sexta-feira, dia 11, com o desfile étnico na Praça da Matriz São Donato, a partir das 18h. Em seguida as escolas participantes do desfile, José Fernandes, Ignácio João Monteiro e Maria Barcelos Puzinski, farão apresentação de dança. O encerramento faz parte da Virada Cultura organizada pela Fundação Cultural de Içara.
A secretária de Educação, Jaqueline dos Santos, frisou a importância do projeto para fortalecer nas crianças o ensino das tradições. "Temos como uma das prioridades levar às escolas a história de quem fez por Içara e enraizou nossa cultura. A proposta visa fortalecer este trabalho", ressalta.
Para a coordenadora de Artes, Lilian Phillip, a iniciativa é uma forma de mostrar para a sociedade o trabalho do projeto e também valorizar os antepassados. "Vamos até as pessoas para, nesta época natalina, levar uma mensagem como forma de agradecimento, enaltecendo a cultura dos colonizadores da cidade", coloca.
Colaboração: Imprensa PMI