Sebraetec: Parceria entre Sebrae/SC e Coopervalesul beneficia produtores rurais no sul do estado

Foto: Divulgação

O Sebrae/SC, em parceria com a Cooperativa de Agricultura Familiar e Artesanato do Vale do Araranguá – Coopervalesul, desenvolveu um programa de subsídio financeiro, que investe em produtores rurais da região Sul. Conhecido como Sebraetec, o projeto garante que seus associados tenham acesso a inovação e tecnologia. Na prática, essa união tem refletido diretamente no bolso dos agricultores.

Esse é o caso dos irmãos Pedro e Lúcio Custódio, do município de Turvo. Os dois plantam maracujá e pitaia, lavouras foco do projeto. Sempre trabalharam na agricultura e já estão percebendo como os novos conhecimentos absorvidos já refletem na qualidade do produto e no bolso, com incremento financeiro.

“Os técnicos do Sebraetec fazem uma visita por mês, mas sempre que precisamos eles vêm dar assistência. Notamos melhora significativa na qualidade das frutas e, com isso, conseguimos vender por um preço melhor, aumentando nossa renda”, completou o produtor Pedro Custódio.

Todos os associados a Coopervalesul, em Turvo, desfrutam dessa assistência – que vai desde o manejo e controle de doenças e pragas, com indicações de produtos e defensivos agrícolas, até um acompanhamento completo da lavoura. Também oferece ao produtor instrumentos e atividades para melhoria dos processos de nutrição de plantas e tratos culturais.

“Os técnicos ajudam na prática, em campo, também com dados, informações e novas tendências no setor, além de tirar dúvidas. Entramos em contato através da cooperativa em que somos associados e eles estão à disposição sempre que precisamos”, acrescentou Lúcio. Ele também lembra que aprender sobre novas técnicas de cultivo, dicas sobre melhoramento e análise de solo, tem feito toda a diferença no preparo e cultivo da lavoura.

Grupo de 52 produtores rurais recebe a consultoria 

Com 60% dos recursos enviados pelo Sebrae e 40% pela Coopervalesul, a consultoria tecnológica está sendo ministrada para um grupo de 52 produtores rurais. O principal foco é estabelecer boas práticas agrícolas no processo produtivo das lavouras de maracujá e pitaia. O diagnóstico e planejamento é feito com base em 2022, através de reavaliações e adequações do planejamento já estabelecido.

“A Coopervalesul identificou a demanda e o problema. Nós do Sebrae/SC, buscamos soluções com parceiros que tragam conhecimento, novas tecnologias e que tenha condições de prestar o atendimento. Além disso, estamos subsidiando uma porcentagem do projeto”, explicou o analista de projetos do Sebrae/SC e gestor local de recursos na região, João Alexandre Guze.

Os agricultores foram indicados pela própria Coopervalesul, a qual são associados. Hoje, eles recebem os técnicos do Sebrae/SC em suas propriedades. “É muito importante essa parceria com o Sebrae/SC. A contratação dos técnicos vem pela chamada pública e a cooperativa acaba tendo uma desoneração muito boa no custo com assistência técnica”, salientou o gerente geral da Coopervalesul, Ricardo Goulart Carboni.

Com técnicos em campo, assistência é personalizada

Para que o produtor tenha um menor custo e maior rentabilidade, é enviado um técnico em campo para aplicar instrumentos e atividades de aperfeiçoamento dos processos produtivos envolvendo o plantio, cultivo, análise de solo, nutrição de plantas e tratos culturais. Além disso, é oferecida a fitossanidade (identificação e manejo integrado de pragas e doenças) e o controle de plantas daninhas.

“Na questão da pitaia, conseguimos fazer um estudo mais amplo, já que se trata de uma atividade nova na região”, exemplificou Ricardo. “Podemos ter um projeto mais amplo e dar mais ênfase desde o plantio, pré-colheita, colheita, pós-colheita, análise do período de frutificação, número de estimativa de colheita, melhoramento na produtividade, embalagem, classificação da fruta para o mercado e sanidade da planta”, concluiu.

Colaboração: NZBT Comunicação

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis