quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

Se você quer resultados diferentes, precisa fazer diferente

Você precisa mudar a direção. No começo você vai achar difícil, depois vai pensar porque não começou antes!

Rotina x extremismo

Precisamos ter uma rotina saudável, e precisamos focar a maior parte do tempo em alimentação saudável, exercício físico e pensamentos positivos!

Nos primeiros três meses de mudanças de hábitos, precisamos levar ao pé da letra, não podemos sair do foco, pois estamos em processo de desintoxicação!

Depois do segundo mês completo de desintoxicação você já sabe o que faz e o que não faz bem, nessa fase começam as descobertas que as coisas que foram retiradas faziam realmente muito mal a saúde, muitas pessoas tentam comer só um pedacinho disso ou daquilo para provar que não era tão grave assim, e me ligam ou voltam ao consultório para dizer que realmente fez toda a diferença e gostariam de saber de tudo isso antes!

Para ser uma pessoa saudável precisamos ter equilíbrio, não podemos ser extremistas e achar que podemos tomar várias xícaras de chás, por exemplo, porque é natural, tudo que é de mais faz mal, e isso não serve só para coisas que fazem mal não, serve para o saudável também, assim como para os exercícios e a meditação.

Em tudo é preciso que haja um equilíbrio. Se eu pudesse dar outro conselho, seria: Se afaste de pessoas negativas e notícias tristes, desligue a TV, ponha uma música alegre ou relaxante, contemple a natureza e ande descalço, isso faz descarregar a eletricidade do corpo e absorver a energia da terra! Ame mais!

Faça as refeições com calma

Seu organismo precisa deste tempo para processar os alimentos. Grande parte das enzimas digestivas, são secretadas por estímulos sensoriais (visão, olfato, tato, paladar).

Mastigue bem os alimentos

A digestão se inicia na boca com a trituração dos alimentos e ação da salivação. A mastigação deve tornar o alimento pastoso, facilitando o processo digestivo. Quando há ansiedade, o controle da ingestão de alimentos é prejudicado e, muitas vezes, comemos mais. Quando mastigamos bem, automaticamente estamos trabalhando com a ansiedade e promovendo a saciedade fisiológica (verdadeira). Então, não coma em menos de 20 minutos cada refeição.

Líquidos x refeição

Não ingira líquidos junto com as refeições. O líquido faz com que você não mastigue bem os alimentos e atrapalha o processo digestivo. Procure utilizar líquidos 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições.

Horários para as refeições

Tenha horário para suas refeições. Ele faz com que nosso organismo mantenha um ritmo, com estabilidade nutricional e hormonal.

Alimentos integrais

Consuma alimentos integrais. Eles contêm vários nutrientes que estão na película do grão. São excelentes para manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue), têm fibras que servirão de alimento para as bactérias benéficas do intestino, ajudam no controle do colesterol e na saciedade.

Consuma frutas e hortaliças

Ingira verduras, legumes e frutas. Eles são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Contém também fitoquímicos (polifenóis, carotenóides, flavonóides, dentre outros) os quais são excelentes antioxidandes (protetores das nossas células)

Evite alimentos refinados

Os alimentos considerados brancos (pão, açúcar, trigo, arroz), além de não conter mais a sua película – onde estava à maioria dos nutrientes – também passam por um processo químico chamado de branqueamento. Neste processo, diversas substâncias químicas são adicionadas, com potencial efeito negativo para nosso organismo. Os alimentos refinados não alimentam nossas bactérias “boas”. Assim, poderá favorecer o crescimento das bactérias patogênicas (ruins) e desequilibrar nossa flora intestinal.

Ingira líquido

A ingestão de líquidos durante o dia faz com que nosso corpo se mantenha bem hidratado e ajude o organismo a transportar os nutrientes que precisamos. O melhor método que temos para verificar nossa hidratação é a cor da urina, a qual deve estar amarela bem clara.

Evite os industrializados

Evite alimentos industrializados, processados e embutidos. Estes produtos contêm inúmeras substâncias químicas que não são reconhecidas pelo nosso organismo. O consumo desses alimentos em quantidade excessiva demanda trabalho do fígado para neutralizar corantes, conservantes, etc… e depois eliminá-los, muitas vezes com auxílio dos rins. Alguns produtos com potencial efeito cancerígeno podem ser recebidos pela ingestão desses produtos ou serem produzidos no processo de desintoxicação. Pode haver comprometimento do sistema imunológico e processos alérgicos devido à ingestão de produtos estranhos ao nosso organismo.

Denise Tournier – Nutricionista, pós graduanda em nutrição ortomolecular, iridologista, naturopata, palestrante, autora do livro Diário de saúde – manual simples para todas as pessoas que  buscam o equilíbrio fisico e emocional.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis