Outubro é conhecido como o mês de prevenção ao Câncer de Mama. O Outubro Rosa, movimento essencial, também está realizado nas Faculdades Esucri por meio da campanha ‘Se toque, faça autoexame’. Ação criada na instituição de ensino, visa incentivar as mulheres a conhecerem seus corpos e a procurarem ajuda médica sempre que notarem alterações suspeitas nas mamas.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil para o triênio 2023 a 2025. “A conscientização sobre o câncer de mama é fundamental para a detecção precoce da doença, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Por isso, a Esucri convida seus estudantes a apoiarem essa causa tão importante. Durante todo o mês de outubro, serão distribuídos laços da campanha, que servirão como símbolo de apoio”, comenta a coordenadora do curso de Enfermagem da Esucri, professora Marilene Nonnemacher.
O diretor da Esucri, professor Everaldo José Tiscoski, acredita na importância de disseminar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Por meio dessa campanha, a instituição visa conscientizar não apenas suas alunas, mas também toda a sociedade, sobre a importância do autocuidado e da busca por ajuda profissional diante de suspeitas. Juntos, vamos levar essa mensagem ainda mais longe e contribuir para a saúde e bem-estar de todas as mulheres”, ressalta.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).